quarta-feira 15 de janeiro de 2025
O presidente Lula, em discurso durante o lançamento do Programa Mais Professores para o Brasil - Foto: Youtube/Governo Federal/Divulgação
Home / DESTAQUE / Ser professor na periferia de metrópoles é um risco, diz Lula
terça-feira 14 de janeiro de 2025 às 19:00h

Ser professor na periferia de metrópoles é um risco, diz Lula

DESTAQUE, NOTÍCIAS


O presidente Lula da Silva (PT) afirmou, na tarde desta terça-feira (14), que ser professor na periferia das grandes metrópoles brasileiras “é um risco”. A declaração foi feita segundo Pedro Pupulim, da Veja, em um discurso do petista durante a cerimônia que marcou o lançamento do Programa Mais Professores para o Brasil, no Palácio do Planalto, e que também contou com a presença de outras autoridades, entre elas o atual ministro da Educação, Camilo Santana.

“Era muito bonito quando professora ou professor era motivo de música. Mas hoje, quem dá aula na periferia das grandes metrópoles desse país sabe que ser professor é um risco. Espera um ônibus tarde da noite, pega ônibus de manhã lotado, chega na escola sabendo que as crianças estão com preocupação, muitos nem tomaram café em casa. E às vezes menino com violência, que saiu de casa brigado com a mãe porque não comeu, e vai tentar jogar sua raiva na professora e no professor”, disse Lula.

Programa Mais Professores para o Brasil

Lançado nesta terça-feira pelo governo federal, o Programa Mais Professores para o Brasil prevê iniciativas direcionadas a cerca de 2,3 milhões de professores pelo país, por meio da valorização e a qualificação dos profissionais da educação básica, assim como o incentivo à docência.

De acordo com o governo, o projeto se estrutura sobre cinco eixos principais: seleção para o ingresso na docência, atratividade para as licenciaturas, alocação de professores, formação docente, e valorização.

Entre os atrativos para a docência, está o Pé-De-Meia Licenciaturas, que consiste em um apoio financeiro para estimular a entrada, a permanência e a conclusão das licenciaturas por estudantes com alto desempenho no Enem. A programação prevê o pagamento mensal de 1.050 reais ao participante durante o período regular de integralização do curso. Desse total, o estudante poderá sacar imediatamente 700 reais. Os outros 350 são depositados como poupança e poderão ser sacados após o professor recém-formado ingressar em uma rede pública de ensino em até cinco anos após a conclusão do curso.

Veja também

Gleisi defende política de preços da Petrobras e critica pressão por aumento nos combustíveis

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, usou o X (antigo Twitter), na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!