Pelo menos 40 reeducandos do regime semiaberto se reuniram na manhã desta última segunda-feira (13) no Teatro Paulo Moura, em São José do Rio Preto, no estado de São Paulo, para uma capacitação voltada ao combate à dengue. A ação é resultado de uma parceria entre o Poder Judiciário paulista e as autoridades locais para enfrentar o problema de saúde pública.
No treinamento, os detentos aprenderam a utilizar equipamentos de proteção individual (EPIs) e a operar máquinas que serão empregadas nos trabalhos de limpeza. O trabalho será acompanhado de perto pela Guarda Civil Municipal, para garantir a segurança das operações.
A cada três dias de trabalho, os ‘reeducandos’ terão um dia reduzido de suas penas. Um dos participantes destacou a relevância da oportunidade:
“Este trabalho é uma chance de aprendizado e reintegração à sociedade para mim e meus colegas”, declarou o detento.
A iniciativa – que prevê a participação de cerca de 100 reeducandos do Centro de Progressão Penitenciária (CPP) – tem como objetivo não apenas auxiliar no controle do mosquito transmissor da dengue, mas também oferecer aos detentos uma oportunidade de reinserção social e contribuição positiva para a comunidade. Segundo o informações, centenas de detentos se inscreveram para participarem da ação e terem suas penas reduzidas. A vantagem também poderá ser para setor público, que não precisarão contratar ‘mão de obra’ para alguns serviços, reduzindo os custos fixos da prefeitura.