O presidente da Rússia, Vladimir Putin, e o presidente do Irã, Masoud Pezeshkian, terão conversas na Rússia no dia 17 de janeiro, ocasião na qual também vão assinar um “pacto de parceria estratégica” abrangente, informou o Kremlin nesta última segunda-feira (13).
Ainda segundo o governo russo, os dois líderes vão discutir opções para expandir ainda mais os laços entre Moscou e Teerã, inclusive nas esferas comercial e de investimento, transporte e logística e humanitária.
Putin e Pezeshkian também falarão sobre questões regionais e internacionais.
A Rússia cultivou laços mais estreitos com o Irã e outros países hostis aos EUA, como a Coreia do Norte, desde o início da guerra na Ucrânia.
O ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, disse em outubro que Moscou e Teerã pretendiam assinar o pacto de parceria estratégica que incluiria uma cooperação mais estreita em defesa.
Os Estados Unidos acusaram Teerã em setembro de entregar mísseis balísticos de curto alcance à Rússia para uso contra a Ucrânia e impuseram sanções a navios e empresas que disseram estar envolvidos no fornecimento de armas iranianas. O governo iraniano nega a acusação.