A BYD já tem pelo menos uma unidade do Yangwang U9 no Brasil. Trata-se do primeiro supercarro da BYD, com mais de 1.300 cv e com suspensão capaz de fazer o carro pular e foi flagrado conforme reportagem de
, da Quatro Rodas, sendo descarregado na sede da empresa em São Paulo. O flagrante foi publicado pelo Placa Verde, no Instagram.O carro, de fato, já estava com placa verde, de uso temporário. Mas a presença do BYD Yangwang U9 no Brasil não necessariamente indica que o supercarro elétrico será vendido por aqui. A empresa também trouxe uma unidade do Yangwang U8, seu SUV mais sofisticado, que vem sendo usado em eventos fechados para testar a receptividade do seu público potencial. Afinal, estes carros são caros até mesmo na China.
Yangwang, aliás, é a submarca mais luxuosa da BYD na China. Contudo, no Brasil a empresa caminha para concentrar suas marcas de luxo (Denza, Fang Cheng Bao e Yangwang) sob o chapéu da Denza.
O Yangwang U9 é enorme para os padrões dos supercarros: tem 4,96 m de comprimento, 2,02 m de largura, 1,29 m de altura, e 2,9 m de entre-eixos. E ainda pesa 2.475 kg, culpa da bateria Blade de 100 kWh fabricada pela FinDreams, uma subsidiária da BYD.
Uma curiosidade é que, ao volante, a posição de dirigir é tão elevada quanto a de um carro normal.
A plataforma eletrônica é a e4, a mesma do SUV Yangwang U8 com um motor de 326 cv responsável por cada uma das rodas. O pico é de 1.305 cv e e 130,5 kgfm de torque. Mas a aceleração de 0 a 100 km/h em cerca de 2 s, como promete a BYD, e a velocidade máxima de 300 km/h soam quase um milagre diante do peso do U9.
Motores elétricos e os sistemas da suspensão hidráulica também pesam bem, mas passam a sensação de tudo ser friamente calculado. Para contornar melhor as curvas, entram em ação a vetorização de torque independente para cada motor e o controle individual de cada uma das suspensões por meio de um sistema hidráulico com atuação mais rápida que os sistemas pneumáticos mais tradicionais, e com mais amplitude que aquela possível usando amortecedores magnéticos.
A suspensão Disus-X é quem vai fazer o carro grudar no chão, mesmo com a alta potência. Ela controla os movimentos laterais, longitudinais e verticais da carroceria de maneira independente em cada uma das rodas, permitindo até que ele ande com apenas três pneus em contato com o solo. Mas o que fez a fama do modelo é sua teórica capacidade de até saltar sobre buracos ou obstáculos, cerca de 6m a 120 km/h.
Assista:
O acesso à cabine é feito por portas do tipo tesoura, com abertura elétrica. A cabine tem quadro de instrumentos é digital e outra tela igual que vai na frente do passageiro para seu entretenimento. Desta forma, a tela central vertical pode ser usada apenas para controlar funções do carro.
O BYD U9 custa o equivalente a 230.00o dólares ou R$ 1.400.000 no câmbio atual sem impostos. Considerando a correlação de preços entre os carros da BYD no Brasil e na China, um Yangwang U9 custaria cerca de R$ 3 milhões no Brasil.