terça-feira 14 de janeiro de 2025
Home / Mundo / MUNDO / Interpol publica a primeira Difusão Prateada visando bens criminais
segunda-feira 13 de janeiro de 2025 às 16:42h

Interpol publica a primeira Difusão Prateada visando bens criminais

MUNDO, NOTÍCIAS


A Interpol emitiu sua primeira Difusão Prateada para rastrear e recuperar bens criminais, combater o crime organizado transnacional e melhorar a cooperação policial internacional.

A Difusão, solicitada pela Itália, busca informações sobre bens pertencentes a um membro de alto escalão da máfia. Essa novidade é parte do conjunto de Notificações e Difusões codificadas por cores da Organização e está sendo lançada em um programa piloto que envolve 52 países e territórios, com duração até, pelo menos, novembro de 2025.

As Notificações e Difusões Prateadas permitem que os países membros solicitem informações sobre bens relacionados a atividades criminosas, como fraude, corrupção, tráfico de drogas, crimes ambientais e outros crimes graves. Esses bens podem incluir propriedades, veículos, contas financeiras e empresas, que podem ser usados como base para solicitações bilaterais de apreensão, confisco ou recuperação, conforme as leis nacionais.

Primeira Difusão Prateada busca informações sobre bens de um importante membro da máfia italiana

Valdecy Urquiza, Secretário-Geral da Interpol, afirmou: “Privar criminosos e suas redes dos lucros ilegais é uma das formas mais poderosas de combater o crime organizado transnacional, especialmente considerando que 99% dos bens criminais não são recuperados. Ao focar nos ganhos financeiros, a Interpol trabalha para desmantelar redes criminosas e reduzir seu impacto nas comunidades ao redor do mundo.”

O programa piloto, que inclui países como o Brasil, representado pela Polícia Federal, permite até 500 solicitações conjuntas de Notificações e Difusões Prateadas, divididas igualmente entre os participantes. A Itália, que preside o Grupo de Trabalho Especializado da Interpol em Rastreamento e Recuperação de Bens, destacou o significado desse avanço.

O Prefeito Raffaele Grassi, Diretor da Polícia Criminal Italiana, comentou: “A Itália se orgulha de liderar o grupo de trabalho e está confiante de que as Notificações e Difusões Prateadas trarão resultados positivos, incentivando as forças de segurança globais a fortalecer os esforços de recuperação de bens. É particularmente significativo que esta Notificação inaugural tenha sido emitida a pedido da Guardia di Finanza de Palermo – uma cidade sinônimo da Convenção contra o Crime Organizado Transnacional e de seu princípio de ‘seguir o dinheiro’.”

Contexto e regras do programa

Em 2023, a 91ª Assembleia Geral da Interpol, realizada em Viena, Áustria, aprovou o desenvolvimento e a implementação do piloto da Difusão Prateada por meio da Resolução GA-2023-91-RES-11. Enquanto Notificações são difundidas entre todos os 196 países membros, as Difusões são direcionadas a países interessados ou relevantes. O projeto inclui salvaguardas rigorosas, como a revisão de todas as solicitações para garantir a conformidade com as regras da organização e evitar o uso indevido para fins políticos, em conformidade com o Artigo 3 da Constituição da Interpol.

Países e territórios participantes da fase piloto:

  • África: Argélia, Burundi, Gabão, Guiné, Malawi, Moçambique, Namíbia, Nigéria, Zâmbia, Zimbábue.
  • Américas: Argentina, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Trinidad e Tobago, Uruguai, Venezuela, Estados Unidos.
  • Ásia e Oriente Médio: China, Geórgia, Índia, Iraque, Cazaquistão, Kuwait, Coreia (República da), Paquistão, Catar, Singapura.
  • Europa: Bélgica, Estônia, França, Gibraltar (Reino Unido), Hungria, Itália, Letônia, Malta, Moldávia, Países Baixos, Macedônia do Norte, Polônia, Portugal, Rússia, Espanha, Suécia, Ucrânia, Reino Unido.
  • Oceania: Austrália, Nova Zelândia.

Outras difusões da Interpol:

  • Difusão Vermelha: Localizar e prender indivíduos procurados para julgamento ou cumprimento de sentença.
  • Difusão Amarela: Ajudar a localizar pessoas desaparecidas ou identificar indivíduos que não podem se identificar.
  • Difusão Azul: Coletar informações adicionais sobre a identidade, localização ou atividades de uma pessoa.
  • Difusão Preta: Solicitar informações sobre corpos não identificados.
  • Difusão Verde: Alertar sobre atividades criminosas de uma pessoa que pode representar ameaça à segurança pública.
  • Difusão Laranja: Avisar sobre eventos, pessoas ou objetos que representem ameaça iminente.
  • Difusão Roxa: Fornecer informações sobre modus operandi e métodos usados por criminosos.
  • Difusão Especial Interpol–Conselho de Segurança das Nações Unidas: Este aviso é emitido para entidades e indivíduos que são alvos dos Comitês de Sanções do Conselho de Segurança das Nações Unidas.

Veja também

Gleisi defende política de preços da Petrobras e critica pressão por aumento nos combustíveis

A presidente nacional do PT, deputada federal Gleisi Hoffmann, usou o X (antigo Twitter), na …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!