Por meio de indicação, protocolada na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) e direcionada ao governador Jerônimo Rodrigues (PT), a deputada estadual Fabíola Mansur (PSB) solicitou a implantação de um campus da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) no município de Itaparica, a fim de garantir e otimizar o acesso da população da região à educação de ensino superior.
No documento, a legisladora citou o professor e escritor Paulo Freire e destacou a importância da Educação como um processo essencial para construção do ser humano. Também considerou a importância histórica e cultural e a contribuição do povo das ilhas “nas lutas democráticas por igualdade e liberdades que, em 7 de janeiro, marcaram uma das mais importantes batalhas pela independência do Brasil na Bahia”, registrou.
A parlamentar destacou o censo realizado em 2022 pelo IBGE nos municípios de Itaparica, Salinas da Margarida e Vera Cruz, dando conta de uma população estimada em cerca de mil habitantes, sem contar a população circulante. “De acordo com a Secretaria da Educação do Estado da Bahia, as Instituições de Ensino Superior, juntas, estão presentes em 23 dos 27 territórios de identidade e possuem oferta de mais de 200 cursos, abrangendo todas as áreas de conhecimento, além disso, disponibilizam em torno de 40 mil vagas”, citou.
Na opinião da deputada, a viabilização do equipamento sugerido possibilitará a disponibilização de mais vagas e a disseminação de uma educação de qualidade, otimizando o acesso rápido, evitando o deslocamento de educandos por longo período, garantindo maior tempo para produção acadêmica. “A implementação do campus em Itaparica fomentará o desenvolvimento da região e aumentará as oportunidades voltadas à juventude, além de gerar oportunidades de acesso ao ensino superior público e gratuito, à educação de qualidade”, defendeu Fabíola Mansur.