O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, divulgou um vídeo, nesta última quinta-feira (9), para desmentir informações falsas sobre uma suposta cobrança de taxa sobre o Pix e outros impostos que não foram propostos pelo governo. Haddad afirmou que apenas a informação de que os jogos e apostas on-line (bets) serão tributados, “como qualquer empresa nacional”, é verdadeira nos conteúdos que circulam em redes sociais e aplicativos de mensagens.
Assista:
— Imposto sobre o Pix, mentira. Imposto sobre quem quer comprar dólar, mentira. Imposto sobre quem tem animal de estimação, mentira — disse o ministro.
Haddad alertou que estão circulando fake news com essas informações. Segundo ele, isso prejudica a democracia. Veladamente, Haddad se referia aos rumores de que operações de transferência instantânea por meio do Pix com valores acima de R$ 5 mil seriam taxados pela Receita Federal. Esse boato foi disseminado a partir da informação de que bancos terão de informar ao Fisco movimentações com soma acima deste limite (leia mais abaixo).