A Ford Série F (que inclui a F-150) fechou 2024 como veículo mais vendido dos Estados Unidos pelo 48° ano consecutivo. No Brasil, porém, ela emplacou cerca de um terço de cada uma das suas rivais, Ram 1500 e Chevrolet Silverado, durante o ano passado.
Houve uma queda nas vendas na comparação com 2023, mas pode ter a ver com a atualização sofrida por ela – e que você vê agora por aqui. Entre as hipóteses estão a redução das importações do modelo antigo ou a espera do público pelo modelo mais novo. Não há confirmações sobre nenhuma. Enfim, ela chegou e quer mudar esse cenário para 2025.
A nova Ford F-150 passa a ser oferecida na versão Lariat, em duas variações: com acabamentos cromados, e a Lariat Black, que como o nome sugere, substitui os cromados por preto. Ambas saem por R$ 519.990, deixando a escolha para o gosto do cliente. Já a antiga versão Platinum deixou de ser oferecida. Entre as concorrentes, ela é a mais barata: a Ram 1500 Laramie parte de R$ 540.990 e, a Silverado High Country, de R$ 566.190.
Visual renovado, mas clássico
A F-150 2025 não passou por mudanças abruptas e mantém sua essência no desenho, com linhas sempre clássicas e elegantes. Mas os para-choques e grades são novos, assim como faróis e lanternas. No caso das peças de iluminação, os formatos das luzes remetem à letra “F” estilizada da Ford. O logotipo também foi redesenhado e agora tem aparência 2D, em azul e branco.
Com novidades mais significativas, a traseira troca a tampa da caçamba que, além do visual retocado, passa a ter abertura lateral com uma pequena porção central – boa para abertura em locais menores e suficiente para acesso à caçamba. A abertura e o fechamento convencionais, para cima e para baixo, continuam e têm acionamento elétrico.
De lado não tem como ignorar o tamanho dessa picape: são 5,91 metros de comprimento e 3,69 de entre-eixos. É praticamente o tamanho de um Renault Kwid inteiro, que tem só 4 cm a mais. Ela tem ainda 2,43 m de largura com os espelhos abertos e 1,96 m de altura. O estribo, que ajuda no acesso à cabine, é fixo – diferentemente da nova Ram 1500, que tem um elétrico.
Ainda nas laterais as rodas são sempre de 20 polegadas com pneus 275/60. Na versão Lariat, são cromadas. Na Lariat Black, escurecidas. Do lado direito da picape, é possível notar a grande antena instalada próxima à coluna A (que dá ares antigos à F-150) e a saída de escape única.
Interior defasado, mas com muito espaço
Se o exterior da nova F-150 foi atualizado, o interior não teve alterações e já cai na defasagem frente à concorrência. O acabamento é caprichado, com materiais macios, couro e imitação de madeira, com bons encaixes. Ele também não deixa de ser bonito, tem aparência parruda que combina com o modelo e com o segmento, remetendo a caminhões. Mas está antigo.
A parte central é bastante larga e segue com a alavanca de câmbio retrátil, que pode ser recolhida para que o apoio de braço central vire uma pequena mesa. Nela, você trabalhar ou comer enquanto estiver parado – a alavanca só pode ser recolhida quando na posição P. Para completar, há até uma tomada de 110V ao lado.
Como um bom carro norte-americano, a Ford F-150 tem porta objetos e porta copos por todos os lados e com tamanhos generosos, inclusive debaixo do banco traseiro. Ela também é repleta de botões físicos – que são muitos.
O quadro de instrumentos tem 12 polegadas e um layout bem simples. A central multimídia também tem 12 polegadas, com Android Auto e Apple CarPlay sem fio. Completando o pacote multimídia, há head-up display e um bom sistema de som Bang & Olufsen de 14 alto-falantes.
A lista de equipamentos de série tem ainda sistemas de frenagem automática de emergência, piloto automático adaptativo, alertas de pontos cegos, sistema de permanência em faixa, faróis altos automáticos, sistema de câmeras 360° e oito airbags. Há também ajuste eletrônico de altura dos pedais, partida do motor pela chave e teto solar panorâmico.
Na segunda fileira de bancos, a vida também é muito confortável. Há espaço de sobra para três ocupantes, com direito a assoalho plano, saídas de ar-condicionado, tomada e portas USB. Os ocupantes dos assentos das extremidades têm ainda aquecimento dos bancos.
A caçamba da F-150 é maior do que a da rival 1500, com 1.495 litros. A capacidade de carga é de 834 kg. Dentro, há iluminação e tomada, mas a Ford deixou de oferecer o indicador de nível de carga luminoso na lanterna esquerda, item presente apenas no primeiro lote da picape. Também não há capota marítima, que aparece no site da marca como um acessório de R$ 2.055 ou, no caso de um sistema rígido e elétrico, por R$ 14.873. A convencional poderia equipar, de série, a picape que custa mais de meio milhão de reais.
Motorzão e pegada de caminhão
Nada muda na mecânica e no comportamento dinâmico da F-150, na comparação com o modelo anterior à reestilização. Ela segue equipada com o motor Coyote V8 5.0 a gasolina aspirado de 405 cv e 56,7 kgfm. O câmbio é automático de dez marchas e a tração, 4×4 com modo 4×2 traseiro, 4×4, 4×4 com reduzida e 4×4 automático.
Com esse conjunto, ela foi de 0 a 100 km/h em 7,7 segundos nos nossos testes. Ou seja, mais rápida do que a Silverado, que fez em 8,6 segundos, mas mais lenta do que a nova Ram 1500, que cravou 6 segundos. Vale lembrar que a Ram deixou de ser V8 para utilizar um motor de seis cilindros em linha biturbo, com 426 cv.
No consumo, ela fez as médias de 6,4 km/l na cidade e 8,6 km/l na estrada. Bons números considerando todos os atributos da picape, desde que a condução seja feita de forma econômica. Em tempo, uma curiosidade: o tanque de combustível tem 136 litros.
A Ford F-150 não deixa com que os ocupantes se esqueçam que estão a bordo de picape muito grande e pesada, e isso vale principalmente para o motorista. A direção é pesada, os pedais não têm respostas tão imediatas, o diâmetro de giro é grande e o condutor precisa criar uma nova noção de espaço. Apesar disso, a visibilidade é boa.
Em acelerações, ela demonstra o peso, mas desenvolve velocidade sem qualquer problema ou cerimônia. E faz isso com um ronco muito bonito, grave e típico de um V8 norte-americano, que se assemelha bastante ao do Mustang (e empolga muito mais do que a Ram 1500). Em velocidades e rotações mais baixas, porém, ela é silenciosa.
A suspensão combina com a proposta de se mostrar um carro grande e pesado. Ela é macia, confortável, mas não é tão firme e acaba balançando um pouco além do que se espera. Ela não é pneumática, ao contrário da Ram. Em resumo, é uma picape grande que não tenta disfarçar, para o bem ou para o mal.
A nova Ford F-150 tem muito luxo, espaço e desempenho, além de manter o motor V8 em um segmento tão conservador e ter o melhor entre as rivais. Porém, a dirigibilidade de caminhão pode não ser uma unanimidade e o interior carece de uma atualização.
Ficha Técnica – Ford F-150 Lariat
Motor: gasolina, dianteiro, longitudinal, V8, 5.038 cm³, 32V, 405 cv a 6.000 rpm, 56,7 kgfm a 4.250 rpm
Câmbio: automático, 10 marchas; tração 4×4
Direção: elétrica
Suspensão: duplo A (diant.), eixo rígido com feixe de molas (tras.)
Freios: disco ventilado nas quatro rodas
Pneus: 275/60 R20
Dimensões: comprimento 590,7 cm; largura, 243 cm; altura, 195,8 cm; entre-eixos, 369,4 cm; peso, 2.387 kg; tanque de combustível, 136 l; caçamba, 1.495 l; carga útil, 834 kg; reboque com freio, 3.492 kg
Teste Quatro Rodas – Ford F-150 Lariat
Aceleração
0 a 100 km/h: 7,7 s
0 a 1.000 m: 28,2 s – 182,5
Velocidade máxima Não divulgado
Retomadas
D 40 a 80 km/h: 3,5 s
D 60 a 100 km/h: 4 s
D 80 a 120 km/h: 5 s
Frenagens
60/80/120 km/h a 0: 16,2/28,7/64,1 m
Consumo
Urbano: 6,4 km/l
Rodoviário: 8,6 km/l
Ruído interno
Neutro/RPM máx.: 38,8/67,1 dBA
80/120 km/h: 56,2/62,9 dBA
Aferição
Velocidade real a 100 km/h: 96 km/h
Rotação do motor a 100 km/h: 1.500 rpm
Volante: 3 voltas
Seu Bolso
Preço básico: 519.990
Garantia: 3 anos