A cidade de Barreiras, no Oeste, recebeu no último mês o Encontro de Gestores Municipais e Lideranças da região, promovido pelo Sebrae Bahia em parceria com a União dos Prefeitos da Bahia (UPB), que foi representada pelo prefeito do município de Santa Rita de Cássia, Zezo Aragão. O evento reuniu prefeitos eleitos e reeleitos, além de lideranças políticas e institucionais, com o objetivo de debater a “Gestão 4.0: Desafios e Perspectivas de uma Nova Gestão”. A iniciativa faz parte de um ciclo de eventos que busca promover o desenvolvimento regional nas principais regiões do estado.
O gerente da Unidade de Ambiente de Negócios do Sebrae Bahia, Antonio Carlos Borges, ressaltou a importância do encontro para fortalecer a gestão pública na região. “Esse é o momento da busca, do entendimento, do diálogo, e o Sebrae faz uma apresentação do que é realmente esse território, um território inovador, que tem uma pujança e busca conhecimento e atrativo para que tenha oportunidades, para que gere emprego e renda”, afirmou. Ele destacou que a grande oportunidade do evento é a criação de uma rede de apoio para os prefeitos e a promoção do desenvolvimento econômico e social.
O Sebrae Bahia também apresentou o programa “Cidade Empreendedora”, que nos seus 10 eixos de atuação inclui ações voltadas para a gestão municipal, capacitação de lideranças e educação empreendedora. Com foco na troca de experiências e soluções inovadoras, o evento abordou temas que visam o fortalecimento das secretarias municipais de Agricultura, Educação, Desenvolvimento e Turismo, além das Salas do Empreendedor. O vice-prefeito eleito de Barreiras, Túlio Viana, destacou a importância do encontro, principalmente para os gestores iniciantes. “Eu acredito que essa experiência vai ajudar bastante, vai ser de bastante proveito para todos nós”, disse.
O prefeito eleito de Barreiras, Otoniel Teixeira, também destacou a relevância do evento para a integração regional. “É um momento importante para fazermos uma grande integração entre municípios. Parabenizamos o Sebrae que, além de discutir políticas públicas, nos oferece a oportunidade de receber várias entidades de fomento, como a Densebahia, que vem propor ideias para financiar projetos nos municípios”, afirmou. Ele enfatizou que eventos como este devem continuar acontecendo na região, fortalecendo o desenvolvimento local.
A programação contou com a participação de universidades da região, como a Universidade Federal do Oeste da Bahia (UFOB), a Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e o Instituto Federal de Ciência e Tecnologia (IFBA), que discutiram as parcerias entre prefeituras e instituições de ensino para o desenvolvimento regional. Além disso, foram abordados temas como Banco de Alimentos, Crédito para Municípios e Empreendedores, Estratégias de Fomento e Desenvolvimento e Regularização Fundiária Rural. Esta última foi ministrada pelo diretor superintendente de Desenvolvimento Agrário, Eduardo Rocha Machado, que representou o governo do Estado no evento.
A secretária executiva do Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (CONSID), Érika Seixas, destacou que o encontro serviu para estreitar as parcerias. “O evento de hoje, para a gente, é coroação, acho que é a melhor palavra para definir, porque foi uma grande festa, um momento único, excelente, oportuno para agradecer aos gestores que se despedem e apresentar aos novos gestores todas as possibilidades para esse novo momento”, afirmou.
O prefeito reeleito de Ibotirama, Laécio Santana, também destacou a relevância do encontro. “Extremamente importante, até para que possamos trocar experiências e trazer a realidade de cada município”, disse. Já o prefeito eleito de Baianópolis, Weube Febronio, enfatizou a importância da parceria com o Sebrae. “Acredito que Baianópolis com o Sebrae vai além do que esperamos. Este evento foi importante porque passamos a ter uma visão diferente, até de outros municípios”, afirmou.
Representativo
A gerente regional do Sebrae em Barreiras, Adriana Morais, avaliou de forma positiva o encerramento.”Foi um evento muito representativo e nós pudemos discutir pautas importantíssimas para a gestão municipal. Todas as palestras trouxeram insights para que possam ser implantados nos municípios, diversos programas em parceria. Geramos também muito networking, e os participantes tiveram a oportunidade de conversar, de discutir como foi o seu ano, de pensar 2025 de uma forma diferente. Então, aqui, fechamos esse ano de 2024 com chave de ouro, e já reafirmamos a disposição do Sebrae às novas parcerias em 2025”, conclui Adriana.
Ao final do evento o Sebrae premiou os municípios do Oeste e instituições que participaram junto com o Consid do projeto vencedor do Premio Prefeitura Empreendedora de 2024, etapa nacional, na categoria Governança territorial. Os premiados foram Baianópolis, Buritirama, Correntina, Formosa do Rio Preto, Muquém do São Francisco, Santa Rita de Cássia, e Governo do Estado. Os municípios de Tabocas do Brejo Velho, Cotegipe, Barra e a Universidade Federal do Oeste também serão premiados pela participação.
O encontro também contou com o apoio do Consórcio Multifinalitário do Oeste da Bahia (CONSID), União dos Municípios da Bahia (UPB), Consórcio Velho Chico, Federação dos Consórcios Públicos do Estado da Bahia (FECBAHIA), e Consórcio Intermunicipal Bacia do Rio Corrente (CIBARC). “O consórcio é de fundamental importância e a gente tem contado com o apoio do Governo do Estado, com o apoio do Sebrae, e sem essas parcerias não tem o fortalecimento do Consórcio para exercer a sua missão”, diz o presidente do CIBARC e prefeito do município de Santana, Marco Cardoso (Marcão).
Palestras
O analista tributário da Receita Federal de Feira de Santana, Manoel Mendes, também proferiu palestra. Ele debateu o tema “Ponto de Atendimento Virtual (PAV) da Receita Federal nos municípios e destinação de imposto de renda para fundos municipais”. Já o gerente de Governo do Banco do Nordeste, Superintendência Estadual da Bahia, e o gerente da Agência do Banco do Nordeste em Barreiras, respectivamente, Luis Henrique Barbosa e Romildo Oliveira, falaram sobre “Integração, Fomento e Desenvolvimento Regional: produtos e serviços e financiamentos com os governos municipal e estadual”. Outro tema discutido no encontro foi “Prefeitura Empreendedora: casos de sucesso que inspiram o crescimento local”. A analista do SENAI/FIEB, Catherine Alencar, discorreu sobre “Qualificação profissional e inclusão produtiva: caminhos para a geração de emprego, renda e fortalecimento econômico local”.