quarta-feira 8 de janeiro de 2025
Home / Mundo / MUNDO / Veja as ações que mais pagaram dividendos em 2024 e as com maior potencial em 2025
segunda-feira 6 de janeiro de 2025 às 14:46h

Veja as ações que mais pagaram dividendos em 2024 e as com maior potencial em 2025

MUNDO, NOTÍCIAS


Empresas do setor financeiro lideram entre as que mais pagaram dividendos em 2024, mostra levantamento feito consultoria Elos Ayta. São oito companhias na lista como Bradesco (BBDC3 e BBDC4), Banco do Brasil (BBAS3) e Itaú Unibanco (ITUB3 e ITUB4). Já o setor elétrico se destacaram pela estabilidade, com ativos como Eletrobras (ELET6) e Engie Brasil (EGIE3), conforme o levantamento.

Já para 2025, oito ações projetam dividendos superior a 10%. A liderança pertence à Log Commercial Properties (LOGG3), com 13,41%, seguida por Copasa (CSMG3) e Odontoprev (ODPV3), ambas acima de 13% (ver rankings abaixo).

“O destaque da LOGG3 reflete sua robustez operacional: a empresa, focada em propriedades logísticas e comerciais, apresentou crescimento de 26,97% no lucro nos primeiros nove meses de 2024, apesar da queda de 11,38% no preço de suas ações no ano. Essa desvalorização elevou o potencial do DY [dividend yeld] projetado, um reflexo direto do cálculo que usa o preço do papel no último pregão de 2024 como denominador”, diz Einar Rivero, sócio-fundador da Elos Ayta.

Além disso, empresas como Cemig (CMIG4), com DY projetado de 11,96%, e Taesa (TAEE11), com 10,75%, reforçam a força do setor elétrico, tradicionalmente um porto seguro para investidores focados em dividendos.

Para o levantamento, foram consideradas apenas empresas que registraram lucro em 2023 e nos primeiros nove meses de 2024, com resultados acumulados até o 3º trimestre equivalentes a pelo menos 75% do lucro total de 2023.

Por isso, gigantes como Petrobras ficaram de fora, devido ao desempenho abaixo do esperado nos lucros de 2024, com apenas 56,9% do lucro de 2023 alcançado nos primeiros nove meses do ano. “Caso contrário, suas ações PETR3 e PETR4 poderiam liderar o ranking, com DYs projetados acima de 20%”, explica Rivero.

Foram excluídas as empresas de baixa liquidez, consideradas apenas ações com volume financeiro médio diário
superior a R$ 5 milhões em 2024. O levantamento também excluiu empresas que não apresentaram projeções de lucro para 2024 iguais ou superiores às de 2023.

Um ponto importante do levantamento é o impacto das quedas expressivas nas ações em 2024 sobre o DY projetado, destaca Rivero. Com 19 das 28 ações analisadas apresentando desvalorização no ano, o efeito de base mais baixa eleva o retorno potencial, desde que o nível de distribuição de proventos seja mantido.

“Essa relação evidencia como o DY pode ser um indicador atraente, mas nem sempre reflete a saúde financeira de uma empresa. Investidores devem estar atentos para distinguir oportunidades genuínas de ‘armadilhas de dividendos’, onde a alta do indicador é causada mais pela desvalorização do papel do que pela lucratividade”, diz Rivero.

Veja as ações com potencial de distribuição de dividendos em 2025:

Vale destacar que o levantamento não deve ser interpretado como indicação ou recomendação de investimentos. “Apesar da metodologia rigorosa, ele não substitui análises detalhadas das empresas. Para que o DY projetado se
confirme, todas as condições mencionadas precisam ser atendidas, e fatores externos como mudanças na economia ou na política de distribuição podem alterar significativamente os resultados”, aponta Rivero.

Veja os maiores dividendos em 2024 das ações do Ibovespa:

Veja também

Brasil nunca exportou tanto aos Estados Unidos como em 2024

Os Estados Unidos foram o segundo país que mais comprou mercadorias do Brasil em 2024. …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!