terça-feira 31 de dezembro de 2024
Home / NOTÍCIAS / Elon Musk defende mais vistos de trabalho para estrangeiros e gera polêmica entre republicanos
sábado 28 de dezembro de 2024 às 13:19h

Elon Musk defende mais vistos de trabalho para estrangeiros e gera polêmica entre republicanos

NOTÍCIAS


O bilionário Elon Musk, um dos empresários escolhidos por Donald Trump para liderar o novo Departamento de Eficiência Governamental a partir de 20 de janeiro, provocou controvérsia ao defender nas redes sociais a concessão de mais vistos de trabalho para estrangeiros. Segundo Musk, os Estados Unidos enfrentam uma falta de profissionais especializados e precisam atrair os melhores talentos do mundo.

O homem mais rico do planeta comparou a situação ao recrutamento de atletas estrangeiros para a NBA, citando exemplos como Nikola Jokić e Victor Wembanyama, que são destaques na liga americana, mesmo sem terem nascido no país.

Atualmente, estrangeiros que buscam trabalho temporário nos Estados Unidos utilizam o visto H-1B, voltado para profissionais qualificados em áreas como tecnologia e engenharia.

Musk, que emprega muitos estrangeiros na Tesla e na SpaceX, defendeu a ampliação e a facilitação da concessão desses vistos. No entanto, sua proposta enfrentou críticas de republicanos mais conservadores, que argumentam que a prioridade deve ser dada aos trabalhadores norte-americanos.

Durante o primeiro mandato, Trump limitou a emissão de vistos de trabalho, alinhado ao seu discurso anti-imigração. No entanto, na campanha mais recente, ele indicou que poderia flexibilizar regras para estrangeiros formados em universidades dos Estados Unidos.

Por outro lado, o futuro governo Trump mantém uma postura dura contra a imigração ilegal. Tom Homan, nomeado para liderar o Departamento de Imigração e Segurança nas Fronteiras, confirmou que realizará deportações em massa, restabelecerá centros de detenção de famílias e revisará a cidadania automática para filhos de imigrantes nascidos no país.

O tema da imigração legal e ilegal promete ser um dos mais debatidos nos primeiros meses do novo governo, dividindo alas dentro do Partido Republicano e a opinião pública norte-americana.

Veja também

Portaria define diretrizes para execução de projetos sob a gestão do Ministério das Cidades

O Ministério das Cidades editou Portaria, publicada no Diário Oficial da União desta terça-feira (31) …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!