domingo 29 de dezembro de 2024
Foto: Divulgação
Home / DESTAQUE / Assembleia baiana entra em regime de turnão durante recesso parlamentar de janeiro
sábado 28 de dezembro de 2024 às 09:42h

Assembleia baiana entra em regime de turnão durante recesso parlamentar de janeiro

DESTAQUE, NOTÍCIAS


Com a chegada de um novo ano, a Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA) entra em recesso parlamentar e passa a adotar, mais uma vez, o regime de turnão, no período compreendido entre os dias 2 e 31 de janeiro de 2025. O ato nº 5.204/2024, assinado pelo presidente Adolfo Menezes, está publicado na edição desta sexta-feira (27) do Diário Oficial Eletrônico do Legislativo. O documento contém alterações no funcionamento da Casa do Povo, especialmente quanto ao expediente administrativo, que será das 13h às 18h30, de segunda a quinta-feira, permanecendo inalterado o horário de trabalho na sexta-feira, das 8h30 às 12h.

O superintendente de Administração e Finanças da ALBA, Robson Coutinho, tem a estimativa de que “a realização do turnão proporcione uma economia de recursos em torno de 27% a 34% em comparação a um mês normal de atividades, com trabalho em comissões, audiências, sessões plenárias e gabinetes”.

Segundo o gestor público, a iniciativa traz grande diminuição no custo das refeições, há menos consumo de água, energia elétrica e ar condicionado, além da redução nas despesas de manutenção de diversos departamentos. “Este momento é muito importante para a Assembleia. A gente aproveita este recesso parlamentar para organizar melhor a Casa, dar aquela devida manutenção, com pequenos reparos e ajustes necessários que não temos condições de fazer por causa dos trabalhos que movimentam o dia a dia do Parlamento baiano”, salientou o superintendente.

Com o turnão, alguns serviços sofrerão modificações. Durante todo o mês de janeiro, fica suspenso, por exemplo, o fornecimento de refeições aos servidores no restaurante bandejão, assim como no restaurante à la carte. O diretor administrativo, Júlio Eloy, explicou, no entanto, que serão fornecidas quentinhas de alimentação para um grupo restrito de pessoas, atendendo aos funcionários da manutenção e do setor operacional. Seguindo os roteiros pré-estabelecidos para alguns pontos da capital baiana, o transporte dos servidores, feito pelos ônibus, continuará sendo disponibilizado de acordo com o novo horário de funcionamento do Legislativo.

Este sistema de expediente, que terá início em 2 de janeiro, logo após o Dia Internacional da Confraternização Universal, já vem sendo implantado há pelo menos 20 anos na Assembleia, sendo um período em que os servidores dos departamentos estão acostumados. “No nosso setor de Recursos Humanos, por exemplo, vamos estar sempre atentos para solucionar as possíveis demandas dos parlamentares e também dos colaboradores”, anunciou o gerente do RH, Cláudio Santana.

Mesmo no recesso, os gabinetes dos deputados e deputadas funcionarão. Por este motivo, alguns setores da Casa ficam a postos para atender regularmente neste período. Seja no turno matutino ou vespertino, os servidores da área de segurança, os repórteres, cinegrafistas e editores da TV ALBA e os jornalistas da Assessoria de Comunicação Social (Ascom) estarão de plantão.

Administrados pela Associação dos Servidores da Assembleia Legislativa (Assalba), a lanchonete e o salão de beleza já têm horários determinados para funcionamento. De segunda a quinta-feira, será de 10h às 18h30. Já na sexta-feira, abrem das 8h às 11h30. O presidente da entidade, Rafael Brito, lembra ainda que o Clube da Assalba, localizado na Rua da Ilha, bairro de Itapuã, em Salvador, abrirá com programação normal nos finais de semana. Sexta, a partir das 12h, e aos sábados e domingos, depois das 9h.

Para quem precisar utilizar os serviços bancários, a agência do Bradesco, na Casa Legislativa, mantém o horário normal de atendimento, de segunda a sexta, das 10h às 16h. No lado externo da Assembleia, próximo ao Setor de Transportes, o posto dos Correios funcionará das 9h às 17h.

Veja também

Confira o calendário de pagamento do funcionalismo federal em 2025

No mundo do trabalho, ter a certeza de que o dinheiro vai cair na conta …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!