O vereador Júnior Figueiredo (PSDB), que foi preso durante o cumprimento da primeira fase da Operação Overclean, deflagrada pela Polícia Federal, surpreendeu ao aparecer em outdoors, espalhados pela cidade de Nazaré, no Recôncavo Baiano, onde deseja boas festas de fim de ano para a população.
Júnior Figueiredo foi um dos últimos investigados presos na primeira fase da Overclean, que apura desvios de recursos por emendas parlamentares através de licitações. Durante as investigações, o suspeito foi identificado como operador do esquema no âmbito da prefeitura de Lauro de Freitas.
Júnior Figueiredo cujo nome de batismo é Ailton Figueiredo Souza Júnior teria amplo e irrestrito acesso aos mais diversos setores da prefeitura de Lauro de Freitas, mantendo relação próxima com os gestores. Em conversas analisadas em dezembro do ano passado, os policiais apuraram que ele tinha influência “ao ponto de dar ordem para pagamento” relacionado ao contrato firmado entre o Fundo Municipal de Saúde (FMS) e a empresa PAP Saúde Ambiental, do pivô da organização, Alex Parente.
Na última quinta-feira (19), o juiz federal Fábio Moreira Ramiro negou um pedido de liberdade, o que incluía prisão domiciliar, contra Júnior Figueiredo. Essa decisão foi diferente de outros alvos da operação que tiveram a prisão convertida em domiciliar. Eles não podem deixar suas residência e utilizam 24 horas um tornozeleira eletrônica, a mesma que fez Daniel Silveira, ex-deputado federal, retornar para presídio após GPS do aparelho mostrar que ele estava na rua e de madrugada.