O Papa Francisco celebrou nesta última terça-feira (24), no Vaticano, a tradicional Missa do Galo, marcando o Natal e a abertura oficial do Jubileu de 2025, considerado um Ano Santo pelos católicos.
A cerimônia de abertura começou com o pontífice atravessando uma das Portas Santas da Basílica de São Pedro. Segundo a tradição católica, todos que cruzarem essas portas ao longo do ano receberão o perdão de seus pecados. O Vaticano estima que 32 milhões de católicos visitarão a Basílica durante 2025, transformando o Jubileu em um dos eventos mais esperados pela Igreja.
Francisco pediu coragem e esperança aos fiéis. Ele também criticou as “dívidas injustas impostas às nações mais pobres” e lamentou as crianças vítimas de guerras. No fim de semana, o Papa já havia usado o termo “crianças metralhadas” ao falar sobre a morte de civis em Gaza, o que gerou críticas de Israel, que considerou as declarações desconectadas da realidade.
A Missa do Galo é a principal celebração católica de Natal, realizada em várias partes do mundo. Na América Latina, é comum que o ritual aconteça durante a madrugada. Amanhã, Francisco concederá a tradicional bênção natalina na Praça de São Pedro, encerrando as celebrações de Natal no Vaticano.