O presidente eleito Donald Trump disse aos apoiadores neste último domingo (22) que o dono do X, Elon Musk, não poderia ser presidente dos Estados Unidos, porque ele “não nasceu no país”.
“Mas não, ele não vai ser presidente, isso eu posso te dizer. E eu estou seguro, você sabe por quê? Ele não pode. Ele não nasceu neste país”, disse Trump.
O empresário nasceu na África do Sul e fundou as empresas Tesla, fabricante de carros elétricos, a SpaceX, que atua no segmento de viagens espaciais, e a Boring Company, de infraestrutura e construção.
A fala vem após adversários de Trump sugerirem que o bilionário estava “tomando o controle da presidência”. Musk “não está tomando a presidência”, afirmou o republicano.
Musk e Trump derrubaram um acordo bipartidário nesta semana que previa a continuação do financiamento do governo, gerando uma confusão no Congresso americano e uma quase paralisação da máquina federal.
O Congresso, no entanto, aprovou a lei de gastos no início do sábado (21) que evitou o fechamento do governo antes da agitada temporada de viagens de férias no país.
A versão final eliminou algumas disposições defendidas pelos democratas, que acusaram os republicanos de ceder à pressão de um bilionário não eleito que não tem experiência no governo.
Trump encarregou Musk, a pessoa mais rica do mundo, a liderar uma força-tarefa de corte de orçamento, mas ele não terá posição oficial em Washington.