quinta-feira 19 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução/Pixabay
Home / NOTÍCIAS / Diabetes é considerada deficiência pelo Senado e proposta segue para sanção de Lula
quinta-feira 19 de dezembro de 2024 às 07:32h

Diabetes é considerada deficiência pelo Senado e proposta segue para sanção de Lula

NOTÍCIAS, SAÚDE


O Senado aprovou projeto para garantir a pessoas que têm diabetes tipo 1 as mesmas regras previstas para pessoas com deficiência. A decisão veio de forma simbólica nesta última quarta-feira (18), e o texto agora segue para sanção do presidente Lula da Silva (PT).

O projeto equipara regras às previstas pelo Estatuto da Pessoa com Deficiência, em que pessoa com deficiência é aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial que dificulta sua participação na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.

Pelo relatório do Senado, houve o mesmo entendimento da Câmara para classificação da diabetes tipo 1, seguindo exemplo de outros países para garantir direitos de saúde, educação e acesso ao mercado de trabalho.

“O tratamento inadequado da diabetes tipo 1 ainda é causa de cegueira, amputações, doenças cardiovasculares e insuficiência renal, além de morte precoce. O impacto da doença no cotidiano dos pacientes, como já mencionado, também é significativo, podendo interferir no desempenho escolar ou profissional, e até determinar a necessidade de adaptar as atividades diárias às complicações relacionadas ao diabetes, tais como fadiga crônica, neuropatia e retinopatia”, diz trecho da justificativa da proposta.

Caberá ao governo criar instrumentos para a avaliação, da mesma forma como já é previsto para as deficiências.

No Brasil, entre as pessoas com diabetes, estima-se que de 5% a 10% tenham a do tipo 1. Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD), o diabetes tipo 1 “é  tratado com insulina, medicamentos, planejamento alimentar e atividades físicas, para ajudar a controlar o nível de glicose no sangue”.

Veja também

Prisão na Bahia do ‘Rei do Lixo’ assombra parlamentares do Congresso neste Natal

Na manhã do último dia 10, vizinhos de um condomínio de classe média alta de Salvador presenciaram …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!