domingo 5 de janeiro de 2025
Assembleia Legislativa da Bahia - Foto: Paulo Mocofaya/Agência ALBA
Home / NOTÍCIAS / Operação deflagrada, na semana passada, pela Polícia Federal na Bahia repercute na AL-BA
terça-feira 17 de dezembro de 2024 às 11:41h

Operação deflagrada, na semana passada, pela Polícia Federal na Bahia repercute na AL-BA

NOTÍCIAS


Na primeira sessão ordinária da semana na Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), os parlamentares repercutiram, durante o Pequeno Expediente, a operação deflagrada, na semana passada, pela Polícia Federal na Bahia. A investigação apura crimes de corrupção ativa e passiva, peculato, fraude em licitações e contratos, com desvio de 1,4 bilhão de reais. Aberta pelo 2º secretário da Mesa Diretora, deputado Samuel Junior (Republicanos), a sessão foi conduzida, posteriormente, pelo presidente da AL-BA, Adolfo Menezes (PSD).

Olívia Santana (PCdoB) demonstrou indignação por mais um escândalo, com investigação da PF, envolvendo emendas parlamentares nos municípios baianos de Campo Formoso e Jequié. A comunista considerou necessário “estabelecer mecanismos éticos quanto ao uso de emendas, porque está comprometendo a gestão pública”. Ela condenou os gestores que, segundo diz, “se apropriam do dinheiro público para enriquecimento ilícito, afirmando ser preciso responsabilizar empresários e políticos que estejam envolvidos nessa organização criminosa”.

Hilton Coelho (Psol) também falou sobre a operação, citando o primo do deputado federal Elmar Nascimento (UB), vereador Francisquinho Nascimento, que tentou se livrar de uma sacola de dinheiro com 220 mil reais. O parlamentar destacou ainda as denúncias de corrupção e desvios de recursos na Secretaria Municipal de Educação de Salvador, pediu a apuração do Ministério Público e cobrou uma auditoria na pasta, através do Tribunal de Contas dos Municípios. Alegando ter muita coisa sob suspeição, Hilton disse que o prefeito Bruno Reis deveria se pronunciar sobre o caso.

Samuel Junior (Republicanos) garantiu que todas as apurações devem ser feitas, pelos órgãos competentes, no sentido de punir os culpados, “principalmente aqueles que estão na vida pública e desviam recursos”. O deputado lembrou sobre o costume de parlamentares da esquerda, que foram flagrados com dinheiro em mala, inclusive na cueca, e criticou a ausência de ambulância no município de Jacobina. “Dei uma ambulância, fruto da nossa emenda para a cidade de Jacobina. E a informação que eu tenho é que o prefeito, do PC do B, vendeu a ambulância”, denunciou o deputado.

Veja também

Favorito, Alcolumbre terá que lidar com crise das emendas e polarização de PT e PL

Nome de consenso para comandar o Senado a partir de fevereiro, Davi Alcolumbre (União Brasil-AP) já …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!