segunda-feira 20 de janeiro de 2025
Congresso Nacional visto do Palácio do Planalto. — Foto: Leonardo Sá/Agência Senado
Home / DESTAQUE / Congresso já pensa em votação após o Natal para aprovar pacote fiscal
terça-feira 17 de dezembro de 2024 às 08:39h

Congresso já pensa em votação após o Natal para aprovar pacote fiscal

DESTAQUE, NOTÍCIAS, POLÍTICA


Segundo o PlatôBR, dificilmente os relatores das medidas do pacote de corte de gastos do governo conseguirão solucionar os pontos polêmicos dos textos apresentados a tempo de encaminhar as propostas para o Senado até sexta-feira, 20, para quando está previsto o encerramento das atividades do Congresso Nacional. Essa era uma avaliação que ganhava força nesta segunda-feira (16). Na pauta de votação há uma proposta de emenda à constituição (PEC), um projeto de lei e do projeto de lei complementar.

Além disso, está sendo votada a regulamentação da reforma tributária – que voltou do Senado para a Câmara – e até sexta deverão ser apreciados também o Orçamento de 2025, a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) e a Lei Orgânica de Assistência Social (Loas).

É preciso encerrar o tramite de todas essas matérias a tempo de o pacote de corte de gastos ser analisado em sessão extraordinária no Senado no último dia útil da semana. Caso contrário, o líder do governo na Casa, senador Randolfe Rodrigues (PT-AP), já cogita fazer uma convocação para votação após o Natal, entre os dias 26 e 30 de dezembro. Essa possiblidade já entrou no radar desde a semana passada.

O senador disse que apresentará essa proposta aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), caso não se consiga votar o pacote até sexta. Um ministro do governo Lula disse ao PlatôBR, reservadamente, não acreditar que as medidas possam ser aprovadas até o final do ano, apesar de todos os esforços do ministro Fernando Haddad (Fazenda).

Veja também

Congresso possui 55 vetos para analisar no retorno das atividades legislativas

Após retomar os trabalhos em fevereiro o Congresso Nacional vai precisar se debruçar sobre 55 …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!