A obra do Veículo Leve sobre Trilhos (VLT) de Salvador, também conhecido como VLT do Subúrbio, iniciada em junho deste ano, foi vistoriada, nesta segunda-feira (16), pelo governador Jerônimo Rodrigues (PT) e pelo vice-governador Geraldo Júnior. O novo modal está sendo entregue, gradativamente, e conectará não só bairros do Subúrbio como a Calçada à Ilha de São João, Paripe a Águas Claras e Águas Claras a Piatã. A inspeção do primeiro trecho, com 16 quilômetros, foi da estação da Calçada até Paripe, onde algumas etapas de construção já estão avançadas.
“A gente quer que o povo tenha um transporte coletivo de qualidade, de primeiro mundo. Nessa etapa, existe todo o nosso cuidado, não só com o trajeto, como com a estrutura das estações e seu entorno. Estamos colocando na nossa pauta mais encostas, mais serviço de água, mais escola de ensino integral. E as pessoas vão ganhar tempo, vão chegar desestressadas em casa. É isso que a gente quer”, frisou o governador sobre o projeto do VLT.
Na capital baiana, já foram entregues 39.636 metros de trilhos, 2202 barras de trilho, que estão estocadas na Calçada e em Periperi, e parte do material elétrico já foi testado. Mais de R$ 12 mil também já foram aportados para o reestabelecimento técnico e operacional dos trens.
“Já fizemos a limpeza do trecho, recuperação de boa parte do subleito e aplicação de base. Na sequência, entra a parte da laje, que dá fixação aos trilhos. A gente tem 17 paradas daqui até Paripe”, explicou Rogério Rosado, gerente do Lote 1 da obra.
O VLT, construído pela Companhia de Transportes do Estado da Bahia (CTB), por meio da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), será movido por propulsão elétrica, sem emissão de poluentes. Terá capacidade para transportar, aproximadamente, 100 mil passageiros por dia.
“Esse equipamento vai dar uma qualidade de vida para a população do Subúrbio e da Região Metropolitana. É uma das maiores obras do país, cravando a marca desse governo, de modernidade, de cuidado com as pessoas, de segurança”, reforçou a titular da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Urbano da Bahia (Sedur), Jusmari Oliveira.
As obras estão sendo realizadas em três lotes, com diferentes prazos. O primeiro, da Calçada à Ilha de São João, é o maior, com 16,6 quilômetros de extensão e investimento de R$ 1,4 bilhão. Já o Lote 2 — de Paripe a Águas Claras —, tem extensão de 9,2 quilômetros e R$ 1 bilhão destinado pela administração estadual, e o Lote 3 — de Águas Claras a Piatã — mais 10,5 quilômetros e custo estimado em R$ 791 milhões. Ao todo, serão 36,4 quilômetros percorridos pelo modal, com parada em 34 estações.
O projeto ainda inclui a criação de uma unidade de beneficiamento de pescados na parada São Braz, no bairro de Plataforma, que será integrada ao sistema de VLT, e terá vagões adaptados para o transporte de equipamentos, com até 240 quilos de mercadoria, por marisqueiras e ambulantes. Além de um mercado no Parque das Ruínas, também em Plataforma, e uma estrutura modernizada na estação calçada.
Serão R$ 3,4 bilhões destinados às obras civis, R$ 400 milhões para os sistemas de comunicação e sinalização do VLT e R$ 820 milhões para a aquisição do material rodante até a entrega do modal. Atualmente, o projeto está com serviços em andamento nos três lotes, com trabalhos de construção de viadutos, estações e infraestrutura para a integração com outros sistemas de transporte em Salvador e na Região Metropolitana e Salvador (RMS).