O presidente Lula da Silva (PT) já pode voltar a trabalhar normalmente após alta hospitalar neste domingo (15), segundo a sua equipe médica. Após o pronunciamento dos médicos em coletiva de imprensa, o chefe do Executivo apareceu de surpresa no local.
Lula afirmou que deve fazer uma reunião ministerial ainda em 2024. Segundo o médico pessoal da Presidência e apresentador do programa CNN Sinais Vitais, dr. Roberto Kalil Filho, Lula está autorizado a fazer atividades compatíveis ao cargo de presidente da República, como reuniões e despachos internos.
O presidente não pode realizar exercícios físicos nem realizar viagens internacionais, disse Kalil. Voos de curta duração estão autorizados.
Durante a coletiva de imprensa, Lula disse também que avalia se participará do Natal dos Catadores deste ano. O evento, organizado anualmente pela Ancat (Associação Nacional dos Catadores e Catadoras de Materiais Recicláveis), conta tradicionalmente com a presença do presidente. Em 2024, será realizado em 20 de dezembro.
O presidente permanecerá em São Paulo até a próxima quinta-feira (19), quando será submetido a uma nova tomografia para a reavaliação do seu quadro clínico. Durante esse período, o presidente permanecerá em sua residência na capital paulista.
De acordo com Kali, Lula necessitará de cuidados comuns a um pós-operatório por cerca de um mês. Durante a coletiva, o presidente disse que os médicos ficaram “assustados” com o seu quadro de saúde e que só tomou ciência da gravidade após o procedimento cirúrgico.
“Confesso que fiquei um pouco assustado com a quantidade de líquido na cabeça”, afirmou o presidente. Em sua fala, Lula também agradeceu aos médicos que cuidaram de sua saúde durante o período de internação.