Os prefeitos baianos do PP, Zé Cocá reeleito em Jequié, sudoeste do estado, com 91,97% dos votos válidos e Júnior Marabá, reeleito em Luís Eduardo Magalhães com 83,4% dos votos, encabeçam um seleto grupo de prefeitos do Progressistas que podem ser candidatos nas eleições de 2026.
Enquanto o de Luís Eduardo Magalhães, Júnior Marabá é conclamado pelo povo do Oeste da Bahia para disputar uma cadeira na Câmara dos Deputados, o de Jequié parece estar com todo o gás, é cotado para o governo do estado em 2026.
A justificativa da candidatura de Marabá a deputado federal é o seu fortalecimento político após seus quatro anos de gestão como prefeito de Luís Eduardo Magalhães. Outro fator foi a sua forte influência no processo eleitoral dos municípios do Oeste baiano. Segundo a imprensa, Marabá pode ser candidato a deputado federal para representar a região Oeste do estado. A região é que mais cresce e se desenvolve na Bahia com a geração de empregos e grandes investimentos através do agronegócio.
Já Zé Cocá é visto como uma importante liderança na Bahia e com potencial poder de atração de apoio para uma candidatura em 2026 do vice-presidente nacional do União Brasil, ACM Neto. Cocá foi presidente da União dos Municípios da Bahia (UPB) e poderia compor chapa com Neto.