quinta-feira 12 de dezembro de 2024
Foto: Ricardo Stuckert / PR
Home / ELEIÇÕES 2026 / Após cirurgia, PT teme saída de Lula da disputa eleitoral em 2026
quarta-feira 11 de dezembro de 2024 às 07:41h

Após cirurgia, PT teme saída de Lula da disputa eleitoral em 2026

ELEIÇÕES 2026, NOTÍCIAS


A avaliação positiva dos médicos do presidente Lula da Silva (PT), 78 anos, sobre o resultado da cirurgia do presidente não foi suficiente segundo Leonardo Cavalcanti, do SBT, para acalmar um grupo de petistas.

A avaliação de uma ala mais pragmática do partido é a de que Lula pode ter dificuldades em encarar a sétima campanha presidencial em 2026. E mais: correr o risco de expor a própria imagem.

Oficialmente, o partido e os ministros de Lula defendem a força e a capacidade de trabalho do líder para as eleições, mas a cirurgia feita às pressas na madrugada desta terça-feira levou os aliados a começarem a avaliar uma necessidade de mudança de rota.

Interlocutores do partido disseram ao SBT News que, toda negociação, entretanto, depende do próprio Lula. É ele quem vai ditar as regras da sua sucessão assim como de uma eventual aposentadoria política.

Histórico

Nesta última terça-feira, Lula passou por um procedimento cirúrgico de emergência para drenar uma hemorragia intracraniana, de cerca de 3 centímetros, resultado de um acidente doméstico sofrido em outubro deste ano. Conforme a equipe médica, a cirurgia durou cerca de duas horas, e o presidente chegou lúcido e orientado ao hospital. Lula está com um dreno acoplado à cabeça e deve permanecer por precaução, em observação na UTI, por 48 horas. O dreno pode ser retirado em até três dias.

O presidente sentiu dores de cabeça na segunda-feira, em Brasília. Ele foi até o hospital Sírio Libanês na capital federal, onde fez exames. A equipe médica orientou pela transferência do presidente para São Paulo, onde fez a cirurgia. Segundo a equipe o presidente realizou todo o percurso lúcido e conversando. A primeira-dama, Janja da Silva, viajou com o presidente.

Na tarde de ontem, a primeira-dama Rosângela da Silva, a Janja, fez uma publicação em suas redes sociais para agradecer “as orações e mensagens de apoio” recebidas em razão da cirurgia realizada pelo presidente Lula. “Depois da cirurgia muito bem-sucedida, a angústia dessa noite deu espaço para a tranquilidade e para a certeza de que, com a dedicação da equipe médica e com a fé e o amor do povo, em breve ele estará novamente de volta ao trabalho”, escreveu a primeira-dama.

Veja também

A meta de Arthur Lira para deixar legado na presidência da Câmara dos Deputados

O presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), almeja capitalizar a aprovação do pacote de corte …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!