segunda-feira 27 de janeiro de 2025
O ministro Cristiano Zanin, durante sessão do STF — Foto: Gustavo Moreno/STF/21-03-2024
Home / JUSTIÇA / Zanin autoriza retorno ao cargo do presidente do Tribunal de MS investigado por venda de sentenças
segunda-feira 9 de dezembro de 2024 às 18:41h

Zanin autoriza retorno ao cargo do presidente do Tribunal de MS investigado por venda de sentenças

JUSTIÇA, NOTÍCIAS


O ministro Cristiano Zanin, do Supremo Tribunal Federal (STF), autorizou segundo Rayssa Motta, do jornal O Estado de S. Paulo, o desembargador Sérgio Fernandes Martins a reassumir a presidência do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Ele é investigado Operação Ultima Ratio, que se debruça sobre suspeitas de corrupção e venda de decisões judiciais.

Com a decisão, o desembargador também não vai mais precisar usar tornozeleira eletrônica e poderá voltar a frequentar o prédio do Tribunal de Justiça. O Estadão pediu posicionamento da Corte sobre o retorno do magistrado ao cargo. A defesa também foi procurada.

A decisão atendeu a um pedido do desembargador. A Procuradoria-Geral da República (PGR) emitiu parecer favorável à volta dele ao cargo.

Em outubro, Sérgio Martins e outros quatro desembargadores do Tribunal de Mato Grosso do Sul foram afastados das funções por 180 dias. Desde então, a presidência da Corte é ocupada interinamente pelo desembargador Dorival Renato Pavan, vice-presidente do tribunal.

O afastamento foi determinado pelo ministro Francisco Falcão, do Superior Tribunal de Justiça (STJ), antes do envio do inquérito ao STF. Segundo a decisão, o afastamento era necessário para preservar a “confiança pública nas instituições” e para “fazer cessar a prática criminosa”.

“Ademais, os fatos até então constatados são de extrema gravidade, visto que colocam em xeque a atividade do Tribunal de Justiça de Mato Grosso de Sul e a credibilidade de suas decisões. Nesse sentido, o afastamento é necessário para o restabelecimento da integridade, probidade e seriedade da Corte Estadual”, justificou o ministro Francisco Falcão na ocasião.

Veja também

O que esperar da troca de comando no Congresso com a eleição de sábado (1º)

No próximo sábado (1º), a partir das 11h, no Senado, e das 16h, na Câmara, …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!