Em um movimento significativo para a indústria automotiva brasileira, a BYD anunciou que a partir de março de 2025 começará a montagem local de modelos inovadores. A cidade de Camaçari, na Bahia, recebe investimentos robustos para fabricar o SUV médio Song Pro e o Dolphin Mini, este último marcando seu território como o primeiro veículo elétrico produzido em solo brasileiro.
Com o crescimento da presença da BYD na América Latina, a montadora visa lançar até 12 modelos diferentes, incluindo dois projetados especificamente para o Brasil. Stella Li, CEO da BYD nas Américas, expressou o compromisso da empresa com o mercado brasileiro, prometendo expandir significativamente suas operações nos próximos anos.
Quais modelos serão desenvolvidos no Brasil?
A confirmação de dois novos modelos exclusivos para o mercado brasileiro e latino-americano foi um ponto alto da entrevista recente de Stella Li. Com lançamento previsto para o final de 2025 ou início de 2026, esses veículos prometem preencher nichos de mercado não atendidos na China. Um deles, provisoriamente apelidado de “baby Shark”, é uma picape compacta destinada a disputar espaço com a Fiat Strada.
O mistério ainda envolve o segundo veículo exclusivo. Contudo, especulações apontam para a possibilidade de uma picape intermediária, que buscaria conquistar espaço entre modelos como a Fiat Toro e a Renault Niagara.
Empregos e futuro da produção em Camaçari
A fábrica de Camaçari desempenha um papel central na estratégia de expansão da BYD. A expectativa é de gerar cerca de 20 mil empregos até 2026, com grande parte das vagas previstas para serem preenchidas já em 2025. Inicialmente, a produção local começará com dois ou três modelos, mas o plano é atingir uma capacidade de 150 mil veículos anuais, eventualmente dobrando para 300 mil.
Esse crescimento também passará por um centro de pesquisa e desenvolvimento, no qual cerca de 2 mil pessoas serão empregadas. A empresa reafirma seu compromisso em atender apenas aos mercados brasileiro e sul-americano, enquanto planeja uma instalação no México para outros países das Américas.
Como está o avanço da construção da fábrica?
O avanço da fábrica de Camaçari ocorre em meio a investigações do Ministério Público do Trabalho sobre condições de trabalho potencialmente degradantes. A BYD reforçou seu compromisso com altos padrões de segurança e respeito aos direitos trabalhistas, exigindo rápida intervenção contra irregularidades.
Após denúncias, a empresa afastou gestores de empresas terceirizadas envolvidas, garantindo que medidas adequadas fossem implementadas para assegurar o bem-estar dos trabalhadores. O objetivo é que a nova planta represente um marco na indústria, tanto em termos de inovações tecnológicas quanto na melhoria das condições de trabalho.
A BYD pode garantir a sustentabilidade dos projetos no Brasil?
Com investimentos estimados em R$ 5,5 bilhões, a operação brasileira da BYD é vista como um marco estratégico de grande impacto econômico e social. As operações da fábrica são conduzidas em conformidade com as leis locais, e a empresa se compromete a continuar expandindo sua influência enquanto mantém altos padrões éticos.
A presença fortalecida da BYD no Brasil não só promete inovações no mercado automotivo, mas também destaca a importância do desenvolvimento sustentável e da adaptação a mercados locais. Com o tempo, o sucesso desses projetos pode redefinir as normas da indústria automotiva na América do Sul.