O comandante da 6ª Região Militar, general de divisão Marcos André da Silva Alvim, recebeu, na noite desta última quinta-feira (13), da Câmara Municipal de Salvador, a Medalha Thomé de Souza. A outorga da comenda foi realizada em sessão solene presidida pelo vereador Henrique Carballal (PV), no Plenário Cosme de Farias. O vereador Isnard Araújo (PHS) foi o autor da proposição.
“Hoje essa Casa abre suas portas para fazer uma justa homenagem a um homem que está desenvolvendo com muita honra sua missão no Exército Brasileiro. Entre tantas honrarias que o general recebeu ao longo da carreira, espero que ele reconheça essa como a mais importante. A grande riqueza da Bahia é o seu povo e é justamente o povo dessa terra, aqui representado pelos vereadores, que te entregam essa medalha”, disse o vereador Henrique Carballal.
“Essa Casa prima por oferecer essa comenda às pessoas que se destacam. Essa homenagem foi aprovada por unanimidade, o que é mais uma mostra da excelência do trabalho do general à frente da 6ª Região Militar”, destacou o vereador Isnard Araújo. O vereador Téo Senna (PHS) também participou da sessão.
O general está à frente da 6ª Região Militar desde janeiro de 2018. Antes de assumir o comando, o general Silva Alvim ocupava o cargo de Diretor de Educação Técnica Militar, no Rio de Janeiro. O comandante ingressou no Exército em 28 de fevereiro de 1977 e, além dos cursos de formação do Exército, se destacam em seu currículo a pós-graduação em Inteligência e Segurança, pela Universidade do Sul de Santa Catarina, e em Administração e Negócios para Gerente Executivo, pela Universidade de Miami – EUA.
“Para mim esta homenagem é resultado do bom trabalho do Exército Brasileiro na Bahia, sobretudo nas ações sociais que desenvolve e o aproxima da população. Agradeço essa comenda e desejo que a 6ª Região Militar continue atuando de forma plena e garantindo a segurança e o futuro dos nossos filhos e netos”, disse o general em seu agradecimento.
Mérito
O comandante da Base Aérea de Salvador, coronel Ivan Lucas Karpischin, disse que o homenageado tem se destacado em sua atuação na Bahia e Sergipe. “Apesar de conhecê-lo há apenas seis meses, tempo em que atuo em Salvador, já percebi que é uma pessoa sempre muito agradável e um líder que tem mantido um contato próximo com outras instituições. Ele também fortalece o seu grupamento mantendo todos unidos. É uma merecida homenagem”, afirmou o Karpischin.
O comandante exerceu muitos cargos importantes ao longo da sua trajetória como o de Comandante do Batalhão de Polícia do Exército de Brasília, Chefe da Divisão de Ensino da Academia das Agulhas Negras, Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Planalto e Oficial de Ligação Militar na Missão das Nações Unidas na Guatemala.
“O general Alvim tem uma aura de liderança, profissionalismo e dedicação que contagia a gente. Ele se destaca pelo seu alto grau de profissionalismo. Suas qualidades propiciam uma sinergia com as outras Forças Armadas e com órgãos da segurança pública do estado”, ressaltou o comandante do 2º Distrito Naval, vice-almirante Marcelo Francisco Campos.
O comandante da Polícia Militar da Bahia, coronel Anselmo Brandão, disse que o amor pela Bahia fizeram com que o general já chegasse aqui como um verdadeiro soteropolitano. “O general sempre afirmou que tinha o sonho de trabalhar na Bahia. E chegando aqui se mostrou um grande parceiro, mantendo ótima relação com a PM. Agora estamos desenvolvendo uma operação conjunta para a Copa América e percebo como é fácil manter um alinhamento com ele”, afirmou o coronel Brandão.
Além dos já citados, também compuseram a mesa da sessão solene, o general José Elito Siqueira, o desembargador Baltazar Miranda, o general de Divisão Roberto Viana dos Santos e o comandante do Corpo de Bombeiros Militar da Bahia, coronel Francisco Telles de Macêdo.