O deputado estadual Hassan (PP), ouvidor da Assembleia Legislativa da Bahia (AL-BA), celebrou a conquista da Casa, vencedora na categoria ‘Gestão do Prêmio Unale Assembleia Cidadã 2024’, com o projeto “Central de Atendimento ao Cidadão (NAC) : Modernização, Transparência e Serviços”, implantado na Ouvidoria Parlamentar, representando a modernização do sistema de escuta da casa legislativa. Para marcar esse momento ímpar na história do Legislativo, o deputado Hassan registrou moção de congratulação, parabenizando o presidente da Casa, Adolfo Menezes, pela sensibilidade demonstrada ao autorizar a implantação da central de atendimento, e à competente equipe do NAC, coordenada pela advogada Rainildes Cerqueira Rocha, pela condução do projeto que é referência para as ouvidorias parlamentares do Brasil.
O deputado Hassan esteve presente na 27ª Conferência Nacional da União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), maior encontro parlamentar da América Latina, realizado no Rio de Janeiro de 3 a 5 deste mês de dezembro, e participou da votação do Prêmio Unale Assembleia Cidadã 2024, concurso que visa incentivar projetos dedicados à humanização e a eficiência do serviço público e do Poder Legislativo. Para o parlamentar, essa premiação coloca o Legislativo baiano em primeiro lugar em gestão no país, e evidencia a preocupação em disponibilizar ao cidadão canais de comunicação com a AL-BA.
Hassan detalhou que a Ouvidoria da Assembleia Legislativa é o órgão de comunicação entre a Assembleia e o cidadão, e tem o objetivo de viabilizar a interlocução entre a sociedade e a instituição legislativa baiana. “A Ouvidoria tem a missão de ser a voz do cidadão, de garantir sua comunicação com o poder legislativo, e de fazer com que o ponto de vista, o pensamento e anseios do cidadão sejam conhecidos pela Casa das Leis, assegurando ao cidadão, o direito de participação social”, informou o deputado, detalhando que “a Ouvidoria é espaço de diálogo com escuta qualificada, onde o cidadão tem voz e é ouvido, fortalecendo a relação entre a sociedade e a Assembleia Legislativa da Bahia, visando promover a melhoria dos serviços oferecidos”. Por isso, complementou, “é preciso destacar o trabalho desenvolvido pela equipe do NAC, sendo uma grande referência para as demais ouvidorias parlamentares”.
Exemplo disso, apontou o deputado, é a cartilha desenvolvida por essa equipe, que mostra com clareza as atividades desenvolvidas por nossa Ouvidoria, organizada em perguntas e respostas, que auxilia o cidadão a compreender o que é a Ouvidoria Parlamentar da AL-BA, o que faz e como trabalha.