O deputado estadual Pedro Tavares (União Brasil) quer que o governo da Bahia crie e implante o Programa Estadual de Educação Empreendedora na rede pública de ensino da Bahia. Ele justificou a indicação que endereçou ao governador Jerônimo Rodrigues (PT) dizendo que “o empreendedorismo é uma competência essencial para a formação de jovens preparados para enfrentar os desafios do mercado de trabalho, promover a inovação e atuar de maneira autônoma no desenvolvimento econômico e social”.
Um programa voltado para o ensino do empreendedorismo permitirá aos estudantes desenvolver a criatividade, liderança, educação financeira, planejamento estratégico e gestão de negócios, acredita Tavares, que também acha que esse programa pode ser uma ferramenta de combate ao desemprego juvenil, “incentivando a criação de projetos inovadores e sustentáveis, bem como a geração de soluções para os desafios enfrentados pelas comunidades locais”.
Ele sugeriu que o programa inclua oficinas, cursos, feiras de empreendedorismo, capacitação para educadores, e parcerias com o setor privado e instituições renomadas, para garantir suporte técnico e financeiro aos projetos.