A Força Aérea dos Estados Unidos concluiu segundo Ricardo Meier, do AirWay, o primeiro lançamento bem-sucedido do Stand-in Attack Weapon (SiAW, Arma de Ataque Substituta), novo míssil ar-terra tático desenvolvido pela Northrop Grumman.
O lançamento foi feito por um caça F-16C do 40º Esquadrão de Teste de Voo baseado em Eglin, na Flórida, e ocorreu em 7 de novembro sobre o Golfo do México.
O primeiro teste, no entanto, envolveu apenas avaliar a separação do míssil da aeronave já que era do tipo “JTV” (Jettison Test Vehicle), ou seja, um protótipo sem conter motor de foguete ou eletrônicos internos.
“A execução bem-sucedida deste teste foi uma prova do excelente trabalho em equipe de todos os envolvidos”, disse o Maj. James Tipton, diretor assistente de operações do 780º Esquadrão de Testes.
A despeito do teste inicial, o projeto do SiAW segue com prazos bastante céleres já que a Northrop Grumman trabalha para colocar a arma em serviço já em 2026.
O SiAW é um míssil derivado do AGM-88G, a versão avançada do míssil anti-radar da fabricante.
Ele foi projetado para ser transportado no compartimento interno do caça furtivo F-35A e ser lançado de posições avançadas com o objetivo de destruir alvos rapidamente realocáveis como lançadores de mísseis de cruzeiro e anti-navio.
A Força Aérea dos EUA, no entanto, poderá empregá-lo também no novo bombardeiro B-21 Raider e ainda em caças como o F-15 e o F-16. Não está claro se a arma poderá ser fornecida a países aliados.