domingo 22 de dezembro de 2024
“Piratas do Agro”: Operação policial identifica esquema de falsificação de sementes de milho e soja | Foto: Divulgação/ Polícia Civil São Luiz Gonzaga
Home / DESTAQUE / “Piratas do Agro”: operação identifica esquema de falsificação de milho e soja na Bahia
quinta-feira 5 de dezembro de 2024 às 06:21h

“Piratas do Agro”: operação identifica esquema de falsificação de milho e soja na Bahia

DESTAQUE, NOTÍCIAS


A Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas (Draco) de São Luiz Gonzaga, no Rio Grande do Sul, em parceria com a Polícia Civil de São Paulo, realizou uma operação para combater o comércio de sementes de milho e de soja pirateadas nos estados da Bahia, Rio Grande do Sul, São Paulo e Minas Gerais.

Segundo a investigação da polícia gaúcha, empresários do ramo agrícola se uniram para transformar grãos e sementes de baixíssima qualidade, que iriam para a indústria de ração, por exemplo, em uma versão muito similar – e quase perfeita – de sementes de alta qualidade. Em apenas uma negociação, os criminosos causaram R$ 2 milhões de prejuízo a um comprador.

A cidade baiana era de Luís Eduardo Magalhaes, no Oeste do estado. Segundo o delegado, as sementes eram ‘pintadas’ para se parecer como grãos de qualidade.

Imagem compara semente original e falsificada | Foto: Divulgação/Polícia Civil São Luiz Gonzaga
Imagem compara semente original e falsificada | Foto: Divulgação/Polícia Civil São Luiz Gonzaga 

As falsas sementes eram ensacadas tal quais as originais e eram vendidas a pessoas físicas e jurídicas em outros estados, como Distrito Federal, Tocantins e Goiás, através de representantes comerciais e corretores, que apresentavam um “termo de conformidade”, documento que atesta a autenticidade das sementes. Na operação, até agora, duas pessoas foram presas, 18 contas bancárias foram bloqueadas e 35 veículos apreendidos.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!