A semelhança entre o ministro da Fazenda Fernando Haddad e imagem de um militar que aparece no vídeo institucional divulgado pela Marinha no último domingo (1º) tem chamado a atenção nas redes sociais. A gravação, que celebra o Dia do Marinheiro e alterna imagens de integrantes da Força em treinamento e pessoas em momentos de lazer, é apontado como uma indireta para o pacote fiscal apresentado pelo governo federal. No final, a gravação é encerrada com uma militar questionando: “Privilégios? Vem pra Marinha”.
Assista:
O material faz parte da celebração do Dia do Marinheiro, comemorado em 13 de dezembro, logo após a apresentação de mudanças fiscais pelo ministro. A proposta atinge diretamente os militares com a regra de 55 anos de idade mínima para aposentadoria. No plano estabelecido entre a Fazenda e a Defesa, a transição para que essa regra passe a valer será até 2032.
No pronunciamento feito em rede nacional, na quarta-feira, Haddad afirmou que, “para as aposentadorias militares, nós vamos promover mais igualdade, com a instituição de uma idade mínima para a reserva e a limitação de transferência de pensões, além de outros ajustes. São mudanças justas e necessárias.”
De acordo com a colunista Bela Megale, a frase gerou muito incômodo nas Forças Armadas. Militares argumentam que a carreira já tem baixa atratividade e apontam que a insegurança promovida pelo pacote pode gerar uma espécie de “êxodo” nas Forças.