A Associação Brasileira de Oficiais da Reserva realizou neste mês o XXIV Encontro Nacional de Oficiais da Reserva, a maior reunião de ex-integrantes do Exército de todas as épocas. O encontro promoveu uma série de atividades cívico-militares, com o objetivo de rememorar os feitos de homens e mulheres que serviram ao Exército Brasileiro e que se tornaram eternos membros da família verde-oliva.
As atividades aconteceram no Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, com início no dia 16 de novembro, data em que se celebra o Dia do Oficial da Reserva (R/2). A data é comemorada em reconhecimento ao papel vital desses profissionais que, mesmo após o término do serviço ativo, mantêm o compromisso com a Pátria e com os valores cultuados pelas Forças Armadas.
Uma grande formatura no CPOR/SP marcou o Dia do Oficial R/2 e a abertura oficial do XXIV Encontro Nacional de Oficiais da Reserva (ENOREx). A cerimônia teve início com o hasteamento do Pavilhão Nacional. Depois, foi realizada a tradicional Chamada dos Ausentes e a aposição de uma corbélia de flores no monumento Granadeiro, que homenageia os 40 Oficiais da Reserva formados pelo Centro e que lutaram na Itália durante a Segunda Guerra Mundial. A chamada é o momento em que os nomes destes Febianos são lidos.
Na sequência foram entregues condecorações a pessoas que contribuem com o Exército e com o culto a seus valores. A entrega destas medalhas ocorre tradicionalmente em todo Encontro Nacional de Oficiais da Reserva realizado pelo Conselho Nacional e pelas Associações Regionais de Oficiais da Reserva, como é o caso do ENOREx.
A solenidade foi presidida pelo Comandante da 2ª Divisão de Exército, o General de Divisão Pedro Celso Coelho Montenegro. Ele relembrou os feitos e o legado do Tenente Amaro, um dos 40 oficiais do CPOR que combateram na Itália. Ele foi o único que não regressou, havendo morrido em combate.
Durante a formatura, o Comandante do CPOR/CMSP, Coronel Alexandre Lückemeyer Machado Carrion, destacou a importância da reserva mobilizável para a Força Terrestre e agradeceu a presença dos tenentes R/2. “Gratidão ao Senhor dos Exércitos por permitir essa reunião de todos aqueles que comungam dos mesmos valores que os nossos, honrando, no dia de hoje, a tradição do Centro Solar dos Andradas”, afirmou.
O Coronel Carrion destacou, ainda, a presença dos Tenentes da Reserva Boa Nova e Jardim, respectivamente, das turmas de 1953 e 1958, os mais antigos presentes na formatura. O Tenente Jardim é presidente do Instituto de Engenharia de São Paulo.
A formatura reuniu autoridades como o Deputado Federal Celso Ubirajara Russomano; o Comandante do 8º Distrito Naval, Vice-Almirante Marco Antônio Ismael Trovão de Oliveira; o Diretor de Educação Superior Militar, General de Divisão João Felipe Dias Alves; o Chefe do Estado-Maior do Comando Militar do Sudeste, General de Brigada Alexandre Gueiros Teixeira; o Comandante do CPOR/RJ, Tenente-Coronel Ícaro Pereira Machado; e os Desembargadores do Tribunal de Justiça de São Paulo e eternos Alunos do CPOR/SP, Dr José Damião Pinheiro Machado Cogan, Dr Christiano Jorge Santos e Dr Fernando Figueiredo Bartoletti.
Também estavam presentes os Inspetores Wilson Dantas de Almeida e José Antônio de Oliveira, da Guarda Civil Metropolitana, e os Senhores Alexander Dannias e Douglas Ramos, presidentes-executivo da Associação Brasileira de Oficiais da Reserva e da Sociedade Amigos do Centro de Preparação de Oficiais da Reserva de São Paulo, respectivamente.
Galeria de Diamante
Neste ano foi celebrado o Jubileu de Diamante da Turma de 1964 – Benjamin Constant, o Jubileu de Ouro da Turma de 1974 – General Dale Coutinho, e o Jubileu de Prata da Turma 1999 – Emílio Garrastazu Medici. Na ocasião, os egressos da Escola de Líderes puderam rememorar, com a inauguração de placas comemorativas, o período de formação militar no estabelecimento de ensino criado há 94 anos.
A novidade de 2024 foi a inauguração da Galeria de Diamante. A partir deste ano, as Turmas que completarem 60 anos de formação também serão homenageadas com as placas.
Dia do Oficial da Reserva (R/2)
O Dia do Oficial R/2 foi criado em homenagem ao Tenente-Coronel Luiz de Araújo Correia Lima, idealizador e primeiro comandante do Órgão de Formação de Oficiais da Reserva do Brasil, no Rio de Janeiro, em 22 de abril de 1927.
Desde a sua criação, já foram formados mais de 20.000 Aspirantes no CPOR/SP, e muitos se tornaram ministros, generais, empresários, magistrados, promotores, advogados, políticos, médicos, engenheiros, policiais, entre outros.
Os oficiais R/2 (Reserva de 2ª Classe) do Exército Brasileiro são militares que, após completarem seu serviço ativo, passam para a reserva e podem ser convocados em situações excepcionais.