A Embrapa está oferecendo na plataforma e-Campo o Minicurso Fruticultura Tropical – Avanços na propagação dos maracujás, desenvolvido pela Embrapa Cerrados (DF). Destinado a produtores de mudas, estudantes de graduação e pós-graduação, professores, técnicos, pesquisadores, gestores e empreendedores, o minicurso on-line, ministrado pelo pesquisador Fábio Faleiro, apresenta informações básicas e os avanços das pesquisas sobre os tipos de propagação e sua importância para o uso diversificado dos maracujás azedos, doces, silvestres e ornamentais.
Os participantes vão aprender sobre os tipos de propagação dos maracujás (por sementes, por estaquia e por enxertia); os princípios do uso da enxertia para controle de doenças; a importância da produção de mudas em ambientes protegidos; e a aplicação da cultura de tecidos na propagação dos maracujás. O conteúdo é estruturado em módulo único, com palestra técnica em vídeo, slides da apresentação em PDF e links para leitura e download da bibliografia recomendada.
O minicurso tem carga horária de sete horas, é gratuito e autoinstrucional (sem tutoria), podendo ser feito em qualquer dia e horário. Por ser uma capacitação de oferta contínua, o participante terá acesso ao curso por tempo indeterminado, mas os organizadores sugerem que ela seja concluída em até 30 dias para uma maior efetividade da aprendizagem.
Ao realizar o minicurso, o aluno que obtiver 70% dos pontos no conjunto de atividades obrigatórias em até 30 dias e preencher a avaliação de satisfação e o perfil do participante receberá, gratuitamente, um certificado de conclusão assinado pela Embrapa. A emissão do certificado estará disponível somente se a nota mínima exigida e os demais requisitos para aprovação tiverem sido atingidos.
Para se inscrever, acesse o link: https://ava.sede.embrapa.br/course/view.php?id=519
Para mais informações, envie um e-mail para e-campo.cerrados@embrapa.br.
Além desse minicurso, a Embrapa Cerrados também desenvolveu e oferta gratuitamente na plataforma e-Campo os minicursos sobre maracujás, pitayas, manga , abacate, goiaba e mercado e comercialização de frutas frescas e processadas.