quarta-feira 27 de novembro de 2024
Foto: Getty Images
Home / NOTÍCIAS / Cooperativismo é um bom negócio
quarta-feira 27 de novembro de 2024 às 09:24h

Cooperativismo é um bom negócio

NOTÍCIAS


Existe um jeito de fazer negócio onde todos saem ganhando? A campanha do movimento SomosCoop, lançada neste ano, mostra que a resposta para essa pergunta está no cooperativismo. Unidas sob o tema da campanha, “O Cooperativismo é um bom negócio”, cooperativas de todo o Brasil estão engajadas em apresentar as vantagens de um modelo de negócio que proporciona inúmeros benefícios para toda a sociedade.

Somente no estado de São Paulo são mais de mil cooperativas, que agregam mais de 3,5 milhões de cooperados. Trata-se de um movimento construído a partir de princípios e valores que priorizam o coletivo, um modelo democrático, onde cada membro tem direito a um voto nas principais decisões. Um sistema que distribui renda de uma maneira mais justa e, consequentemente, proporciona desenvolvimento econômico com avanços sociais nas regiões onde está instalado.

O presidente da Organização das Cooperativas do Estado de São Paulo (OCESP), Edivaldo Del Grande, ressalta que o cooperativismo exerce papel fundamental para a inclusão e transformação social. “Onde há cooperativas, há desenvolvimento social. Uma pesquisa realizada pela USP de Ribeirão Preto já comprovou que onde tem cooperativas o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) é superior aos demais municípios. Isso porque os recursos econômicos circulam na própria região, aquecendo a economia local, atraindo investimentos e melhorando a qualidade de vida na comunidade”.

Dividido em sete ramos (Agropecuário, Consumo, Crédito, Infraestrutura, Saúde, Transporte e Trabalho, Produção de Bens e Serviços), o cooperativismo tem um amplo leque de atuação, oferecendo soluções e gerando impactos positivos em diferentes setores da economia e na vida dos brasileiros.

O cooperativismo mostra-se não apenas como uma opção atraente para empreender e prosperar, mas também como uma ferramenta capaz de transformar realidades individuais e coletivas, comprovando ser um excelente negócio para todos.

“O cooperativismo ajuda quem é cooperado e é amigo de quem também não é. Isso está no sétimo princípio do cooperativismo: ‘Interesse pela comunidade’. É isso que a campanha do SomosCoop mostra. Defendemos um modelo de negócio que se mostra muito mais vantajoso para toda a sociedade e tem um papel cada vez mais relevante para o Brasil”, salienta Del Grande.

Você também pode saber mais sobre cooperativismo acompanhando o podcast PodMais no canal do YouTube da IstoÉ, com a apresentadora Mara Ferraz. Nele, você confere o Minuto do Cooperativismo, que apresenta mais detalhes e curiosidades sobre a atuação de cada um dos ramos cooperativistas e os diferenciais deste modelo de negócio.

Cooperativismo

O cooperativismo é um modelo de negócio que consiste na união de pessoas com interesses em comum para colaborar entre si. Os cooperados são considerados donos do negócio e as decisões são tomadas em assembleias.

O cooperativismo tem como objetivo:

  • Equilibrar a justiça social com a prosperidade econômica 
  • Promover o desenvolvimento sustentável 
  • Criar uma sociedade mais justa e com melhores oportunidades para todos 
  • Aumentar a renda e o trabalho na região 
  • Aumentar o consumo, gerando prosperidade para o negócio, as pessoas e a comunidade 
O cooperativismo está presente em diversos setores da economia, como:
Agro, Saúde, Serviços financeiros, Educação, Geração de energia, Transporte, Consumo, Turismo. 

O cooperativismo surgiu na Europa Ocidental, no início do século 19, como resposta ao aumento do desemprego e aos baixos salários. A primeira cooperativa do Brasil foi a Cooperativa Econômica dos Funcionários Públicos de Ouro Preto, fundada em 1889, em Minas Gerais. 

Os princípios do cooperativismo são:

  • Adesão livre e voluntária
  • Gestão democrática
  • Participação econômica
  • Autonomia e independência
  • Educação, formação e informação
  • Intercooperação
  • Interesse pela comunidade 

Veja também

Confiança da indústria no Brasil cai pelo 3º mês seguido: ‘Empresários estão cautelosos’

A confiança da indústria no Brasil recuou pela terceira vez consecutiva em novembro, registrando a …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!