Neste sábado, a Academia Militar das Agulhas Negras realizou a tradicional cerimônia de entrega de espadas, que marca o fim do ciclo de cinco anos de formação do oficial combatente do Exército Brasileiro. Cercados por familiares e amigos, os cadetes da turma Bicentenário do General João Manoel Menna Barreto foram declarados aspirantes a oficial, uma jornada que se iniciou em 2020, na Escola Preparatória de Cadetes do Exército (EsPCEx). A turma é formada por 384 brasileiros de todas as regiões do Brasil e por oito aspirantes de diferentes nações amigas.
“Este é um momento de muita emoção, pois marca uma conquista muito importante. Foram anos de luta, empenho, entrega e dedicação. Este também o é sentimento de todas as famílias”, afirmou Patrícia Carvalho, mãe do Aspirante Samuel Bruce.
Saiba como se tornar um cadete da Academia Militar das Agulhas Negras.
Na primeira solenidade, os cadetes restituíram os Espadins, trajando pela última vez o uniforme histórico da Academia. Em seguida, já uniformizados com a túnica cinza, os Aspirantes receberam de suas madrinhas e padrinhos a Espada de Oficial. Finalmente, eles fizeram a passagem simbólica pelo Portão Monumental da AMAN, representando o fim do período acadêmico e o ingresso desses aspirantes nas diversas organizes militares a serviço do Brasil.
A cerimônia foi presidida pelo Ministro da Defesa, José Múcio Monteiro Filho, e contou com a presença do Comandante do Exército, General Tomás Miguel Miné Ribeiro Paiva, acompanhado de integrantes do Alto Comando do Exército, oficiais generais da ativa e veteranos, além de integrantes dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, oficiais generais da Marinha e da Força Aérea, representantes de nações amigas, além de autoridades civis imprensa. Em forma, a turma recebeu a saudação aos novos aspirantes.
“De hoje em diante, vocês serão o sangue novo da Força, esperado em todas as organizações militares com grande expectativa e vibração. É nítido ver em vocês a essência da nossa formação. O nosso maior orgulho é saber que formamos nossos substitutos. Aqueles que vão liderar o nosso Exército invicto de Caxias”, discursou o General de Brigada Vinicius, Comandante da AMAN.
“Sinto-me profundamente honrado em participar desta solenidade de entrega da espada aos Aspirantes a Oficial da Academia Militar das Agulhas Negras. Essa espada simboliza a coragem, a razão e a honra”, declarou o Ministro da Defesa, José Mucio.
Em 2025, esses novos oficiais estarão em mais de 250 organizações militares do Brasil, além dos cadetes de nações amigas, que irão retornar aos seus países: Moçambique, Camarões, Guiana, Panamá e Senegal.
“É um momento marcante na vida de cada um de vocês. Eu tive o privilégio de acompanhar a entrada desta turma na Escola Preparatória de Cadetes do Exército, em Campinas, em 2020. Daqui a um mês, vocês estarão espalhados no Brasil inteiro, renovando o Exército Brasileiro”, salientou o Comandante do Exército Brasileiro, General Tomás.
O Aspirante Cézar também comentou sobre sua expectativa após a conclusão do curso de formação. “É sempre bom ter a família conosco em cada etapa vencida. Agora vou para longe deles, mas o amor de meus pais, de minha noiva e de todos continuará sendo fundamental nessa nova caminhada”.