O presidente da Argentina, Javier Milei, expôs racha com a vice-presidente do país, Victoria Villarruel. Em entrevista ao jornal La Nación, ele acusou parceira de chapa de se aproximar da esquerda e afirmou que ela não tem nenhuma “ingerência” nos assuntos do governo.
Por estar próxima do “círculo vermelho”, como ele chama rivais de esquerda, Milei disse que Villarruel sequer participa das reuniões de gabinete. O presidente afirmou ainda que ela segue próxima da “casta”, como ele costuma classificar políticos tradicionais do país.
Quem é Victoria Villarruel?
Villarruel, de 49 anos, vem de uma família de militares e é defensora da ditadura militar no país, que vigorou entre 1976 e 1983. Segundo ela, o governo autoritário, na verdade, atuou em uma “guerra contra o comunismo”.
Em setembro do ano passado, Villarruel chegou a falar sobre um projeto do governo para libertar repressores da ditadura militar no país, mas a proposição não foi adiante.
O racha pode ser prejudicial a Milei, uma vez que, na Argentina, a vice-presidente também ocupa a presidência do Senado e coloca projetos em análise.
Na última quinta (21), em resposta às declarações do presidente, Villarruel travou a pauta do Senado. O chefe da Casa Rosada não possui maioria em nenhuma das duas casas do Congresso.
Quem atua como principal aliada de Milei no governo da Argentina é a irmã mais nova dele, Karina Milei, que chefia a Secretaria de Governo.