Projeto de autoria do vereador Joceval Rodrigues (Cidadania), já aprovado pela Câmara de Salvador, prevê a inserção transversal da gastronomia nas escolas da rede municipal. Sua adoção foi um dos assuntos abordados em reunião, na última sexta-feira (7), que contou com a presença do secretário municipal de Educação, Bruno Barral, e do reitor da Universidade Católica do Salvador, padre Maurício Ferreira.
O objetivo do encontro, intermediado pelo vereador, foi desenvolver estratégias e parcerias em prol da melhoria da educação básica na capital baiana.
Valores
O projeto de autoria de Joceval Rodrigues, que aguarda sanção do prefeito ACM Neto para ser implantado na rede municipal de ensino, visa estimular o desenvolvimento de crianças no processo pedagógico, através da descoberta da origem dos alimentos. Além disso, incentivar hábitos saudáveis e valorizar a cultura local com o uso de ingredientes próprios da região.
“Crianças e adolescentes poderão conhecer e valorizar as comidas típicas da Bahia, bem como aprender a se alimentar de maneira saudável. É desde cedo que criamos cidadãos responsáveis com a saúde. Portanto, nada mais propício que adotar essa prática no âmbito escolar”, justificou Joceval.
E acrescentou: “Estaremos desenvolvendo valores como criatividade, a importância do planejamento, o senso de organização, a higiene, a disciplina, o espírito de liderança e o controle de qualidade dos alimentos in natura e manipulados entre os alunos da rede pública da capital”.
O reitor da Ucsal aproveitou a oportunidade para colocar a instituição à disposição, como instrumento de pesquisa e parceria no desenvolvimento da educação no município. “A universidade é um instrumento de pesquisa e de ciência, e nada adianta esse espaço se não for para contribuir com a sociedade. Temos que atuar em conjunto nas possibilidades de crescimento e aprendizado e, aos poucos, efetivar os projetos para servir mais e melhor como é o nosso lema”, pontuou o padre.
Já o secretário Bruno Barral comemorou o surgimento de ideias vindas da iniciativa privada para aplicação e melhoria dos serviços públicos da capital. “É inspirador a inovação da gestão dessa instituição. Depois dessa reunião faremos uma força-tarefa para iniciar a aplicação e desenvolvimentos de projetos que irão proporcionar a melhoria da qualidade de ensino público em nossa rede”, declarou.