O deputado Tiago Correia (PSDB) sugeriu aos prefeitos dos municípios de Alagoinhas, Catu, Lauro de Freitas e Simões Filho – Joaquim Neto (PSD), Geranilson Requião (PT), Moema Gramacho (PT) e Diógenes Tolentino Oliveira (MDB), respectivamente – a criação de lei que concede desconto no Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) para os imóveis não residenciais das empresas que incentivem os seus funcionários e clientes a utilizar a bicicleta como meio de transporte.
O incentivo deve dar-se através da construção e manutenção adequadas de bicicletários e vestiários, com capacidade proporcional ao fluxo de seus funcionários.
O parlamentar justificou sua indicação com a necessidade de ampliação e melhoria da mobilidade urbana nos referidos municípios, que sofre com o aumento de veículos nas ruas. Sugerindo a bicicleta como uma das alternativas de transporte mais eficiente e menos poluente, o tucano acrescentou outras vantagens do veículo como a eficiência em pequenas distâncias, os benefícios à saúde humana e o aumento da qualidade de vida.
“Também não é poluente, possui maior acessibilidade e baixo custo de manutenção, além de ocupar menos espaço público, reduzindo os gastos na criação de infraestrutura de suporte, pavimentação e sinalização e contribui para um trânsito com menos fluxo de carros, ajudando a diminuir os engarrafamentos”, reforçou.
Segundo o legislador, a falta de infraestrutura adequada é a razão de que bicicleta não seja um meio de transporte mais popular nos grandes centros urbanos do Brasil – terceiro maior produtor mundial do veículo.