Os Estados Unidos fecharam temporariamente a embaixada em Kiev, capital da Ucrânia, nesta quarta-feira (20). Segundo o Departamento de Estado, a medida foi tomada após o recebimento de informações que apontaram para um potencial ataque aéreo.
“Por uma abundância de cautela, a embaixada será fechada e os funcionários da embaixada estão sendo instruídos a se abrigarem no local. A Embaixada recomenda que os cidadãos americanos estejam preparados para se abrigar imediatamente no caso de um alerta aéreo ser anunciado”, disse o Departamento de Estado.
A suspeita de um ataque aéreo contra a embaixada norte-americana acontece em meio ao aumento de tensão com a Rússia. Isso porque, nesta semana, o presidente Joe Biden autorizou a Ucrânia a utilizar mísseis de longo alcance para atacar a Rússia.
A prática foi criticada por Moscou, que já havia dito que a decisão mudaria a natureza da guerra. Em declaração em setembro, o presidente Vladimir Putin afirmou que, no caso de um ataque com mísseis de longo alcance, o governo consideraria o envolvimento direto dos países da Organização do Tratado do Atlântico Norte (Otan) no conflito.
Na terça-feira (19), o Ministério da Defesa da Rússia afirmou que a Ucrânia disparou seis mísseis de longo alcance contra a região de Bryansk. A maioria dos projéteis foi interceptado, mas um atingiu uma instalação militar. Pouco tempo depois, o presidente Vladimir Putin atualizou a doutrina nuclear do país, reduzindo o limite para o uso potencial de armas nucleares em caso de agressão.