Já de olho nas eleições de 2026 na qual se diz pré-candidato, o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil), atribuiu ao presidente Lula da Silva (PT) a culpa pelas explosões que ocorrem na Praça dos Três Poderes nesta quinta-feira. Segundo o Caiado, as ações causadas pelo homem-bomba são o “retrato de um país à deriva”.
“A verdade é que temos um Governo Federal fraco e apático, que se omite diante dos problemas mais graves que afligem o povo brasileiro e se ajoelha diante do avanço do crime organizado e do extremismo. É preciso agir de forma dura e enérgica, sob pena de nos transformarmos num país comandado pelo crime organizado e pela desordem”, disse o governador de Goiás.
Na noite da quarta-feira (13), explosões ocorreram na Praça dos Três Poderes. O autor foi identificado como Francisco Wanderley Luiz, que explodiu o último artefato junto ao seu corpo e morreu no local.
Minutos antes, ele acionou bombas que estavam em seu veículo, nas imediações da Câmara dos Deputados. A Polícia Federal (PF) abriu inquérito para investigar o caso. Segundo a Polícia Militar, houve um “autoextermínio com explosivo” nas proximidades do Supremo Tribunal Federal.
Ronaldo Caiado intensificou suas críticas ao governo federal nos últimos tempos, conforme registra o jornal O Globo, a fim de ganhar capilaridade em um possível confronto com o presidente em dois anos.