quinta-feira 21 de novembro de 2024
Stake F1 Team Kick Sauber
Home / F1 / Brasil voltará à F1 com piloto brasileiro após sete anos fora do grid
quarta-feira 6 de novembro de 2024 às 08:54h

Brasil voltará à F1 com piloto brasileiro após sete anos fora do grid

F1, NOTÍCIAS


Depois de sete anos de ausência, o Brasil está de volta ao grid da Fórmula 1, com Gabriel Bortoleto, anunciado hoje pela Sauber para a temporada 2025. Desde a aposentadoria de Felipe Massa, no fim de 2017, que o país não tinha um piloto titular na categoria — em 2020, Pietro Fittipaldi disputou duas corridas pela Haas, mas como reserva de Romain Grosjean, que havia sofrido um forte acidente. O paulista de 20 anos será companheiro de equipe de Nico Hulkenberg, atualmente na Haas. Ele será o 32º brasileiro na história da F1.

As negociações de Bortoleto com a equipe suíça avançaram até o acerto durante o último fim de semana, no GP de São Paulo, em Interlagos. Ele foi liberado do programa de desenvolvimento da McLaren para poder assinar um contrato de múltiplos anos com a Sauber, que foi adquirida pela montadora alemã Audi, que passará a controlar a equipe em definitivo em 2026:

— Este é um dos projetos mais empolgantes no automobilismo, senão em todos os esportes. Fazer parte de uma equipe que combina a rica história no automobilismo da Sauber e da Audi é uma verdadeira honra. Além de simplesmente ser um membro, tenho o objetivo de crescer com este projeto ambicioso e alcançar o auge do automobilismo. Sou imensamente grato pela oportunidade que a equipe me deu e pela chance de trabalhar ao lado de um piloto experiente como Nico. Ambos os programas têm um histórico comprovado de desenvolvimento de jovens talentos, e estou confiante de que, juntos, escreveremos nossa própria história de sucesso.

Líder da Fórmula 2, principal categoria de acesso à F1, Bortoleto passou a ser considerado pela Sauber após após uma grande exibição em Monza, na Itália, no início de setembro, quando venceu após largar do 22º e último lugar. Semanas depois, o brasileiro deu continuidade à temporada consistente e assumiu a ponta do campeonato.

A vaga na Sauber é a penúltima a ser definida para 2025 — resta apenas a Racing Bulls definir seu segundo piloto para o grid da temporada estar completo. A equipe suíça é a última colocada do Mundial de Construtores deste ano. Porém, tem futuro promissor, por ter sido adquirida pela Audi, que assume o controle a partir de 2026.

Para ser escolhido pela Sauber, Bortoleto precisou superar a concorrência de diversos pilotos que também chegaram a ser considerados pela escuderia: Valtteri Bottas (atual titular da equipe), Mick Schumacher (reserva da Mercedes), Théo Purchaire (campeão da F2 em 2023) e Franco Colapinto (que assumiu a vaga na Williams no lugar de Logan Sargeant, mas não tem assento para 2025).

Um dos principais entraves na negociação era o fato de o brasileiro ser membro do programa de desenvolvimento da McLaren. A escuderia britânica via potencial no brasileiro, mas, por contar com uma das duplas mais fortes do grid (Lando Norris e Oscar Piastri), não conseguia prometer uma vaga de titular para Bortoleto a curto prazo.

A tradicional equipe britânica até tentou emprestá-lo para a Sauber, que só manifestou interesse em contratar o piloto caso fosse em definitivo. Em Interlagos, Andrea Stella, chefe da McLaren, deu indícios que aceitaria liberar o piloto:

— A McLaren não vai impedir a possibilidade de Gabriel pilotar na F1. Conversas estão em andamento — disse o chefe da McLaren, Andrea Stella, ao ser questionado sobre o assunto.

Bortoleto é agenciado pela A14 Management, empresa de Fernando Alonso, bicampeão mundial e atual piloto da Aston Martin.

Quem é Gabriel Bortoleto, novo brasileiro da F1

Nascido em São Paulo, Bortoleto começou no kart aos 7 anos e ganhou destaque internacional em 2018, ao chegar em 3º lugar nos campeonatos europeu e mundial júnior de kart. Em 2020, fez a transição para os monopostos e disputou a F4 Italiana, terminando a temporada em 5º lugar. Nos anos seguintes, fez duas temporadas na Fórmula Regional Europeia.

Gabriel Bortoleto é anunciado pela Sauber para 2025 — Foto: Reprodução

Sua carreira decolou quando chegou na F3 em 2023. Correndo pela equipe Prema, ele foi campeão em seu ano de estreia. Em outubro, foi contratado para a academia de pilotos da McLaren. Este ano, estreou na F2 pela Prema, foi crescendo na temporada e assumiu a liderança em setembro.

Caso confirme o título este ano, Bortoleto terá conquistado a F3 e a F2 em sequência e em temporadas de estreia. Façanha obtida apenas por nomes como Charles Leclerc, George Russell e Oscar Piastri, três dos expoentes da nova geração da F1 e apontados como prodígios.

Veja também

IA pode elevar comércio global em 14 pontos porcentuais até 2040, diz OMC

A inteligência artificial (IA) pode impulsionar o comércio global até 2040, mas sua efetividade dependerá …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!