domingo 22 de dezembro de 2024
Foto: Reprodução
Home / NOTÍCIAS / Bicheiro Rogério Andrade deve ser transferido para presídio de segurança máxima
terça-feira 5 de novembro de 2024 às 18:39h

Bicheiro Rogério Andrade deve ser transferido para presídio de segurança máxima

NOTÍCIAS


A Secretaria Nacional de Políticas Penais (Senappen) do governo Lula recomendou à Justiça segundo a coluna de Malu Gaspar, do O Globo, que o bicheiro Rogério Andrade, preso na semana passada pela morte do rival Fernando Ignacio, seja transferido para o presídio de segurança máxima de Campo Grande. É la que está o deputado Chiquinho Brazão, acusado de mandar matar a vereadora Marielle Franco.

Andrade está à disposição da Justiça desde que foi preso, em 29 de outubro. No momento, ele está isolado em uma cela do presídio Bangu I, no Complexo de Gericinó, na Zona Oeste da cidade.

A 1ª Vara Criminal da Capital, no Rio de Janeiro, já determinou que Andrade seja levado para um presídio federal de segurança máxima com Regime Disciplinar Diferenciado (RDD). A transferência ainda não foi feita porque era preciso primeiro que a Senappen, que é subordinada ao Ministério da Justiça, escolhesse a unidade mais adequada para encaminhá-lo – além de planejar o esquema de logística e segurança.

A recomendação sobre a transferência costuma ser o resultado de uma análise de inteligência que leva em conta o perfil do preso, quem estará com ele na unidade penitenciária e ainda o contexto do crime de que ele é acusado. O assassino confesso de Marielle, Ronnie Lessa, que já trabalhou para o bicheiro, está encarcerado no Complexo Penitenciário de Tremembé, em São Paulo.

Com a recomendação, a Justiça ainda precisa dar a palavra final e determinar que sejam feitos os trâmites legais e burocráticos para a transferência, como a preparação de uma escolta áerea, o que deve ocorrer até o final da próxima semana, no máximo. Em geral, a Justiça aceita as recomendações da Senappen.

Andrade, considerado o maior contraventor do Rio e patrono da escola de samba Mocidade Independente de Padre Miguel, foi preso durante a Operação Último Ato, do Grupo de Atuação Especializada no Combate ao Crime Organizado do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (Gaeco/MPRJ).

O Tribunal de Justiça do Rio já negou dois pedidos de habeas corpus em favor do bicheiro. O primeiro pedia a revogação da prisão preventiva. Já o segundo solicitava a suspensão dos efeitos da decisão que determinou a inclusão de Rogério de Andrade no Regime Disciplinar Diferenciado.

Veja também

Aliados aconselham Arthur Lira a rejeitar ministério de Lula

O futuro político do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), tem sido alvo …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!