O líder supremo do Irã, aiatolá Ali Khamenei, alertou no último sábado (2) que os Estados Unidos e Israel enfrentariam uma resposta esmagadora.
Os comentários de Khamenei, de 85 anos, ocorrem enquanto as tensões aumentam após os ataques de Israel em 26 de outubro nas províncias de Teerã, Ilam e Khuzestan, que mataram quatro soldados e um guarda de segurança. Os ataques marcaram os primeiros ataques israelenses diretos em território iraniano desde a guerra Irã-Iraque.
“Os inimigos, tanto os EUA quanto o regime sionista, devem saber que certamente receberão uma resposta devastadora pelo que estão fazendo contra o Irã e a frente de resistência”, disse Khamenei aos estudantes em Teerã, acrescentando que esta seria “uma ação lógica alinhada à religião, à ética e à Sharia, de acordo com as regulamentações internacionais”.
Falando na véspera da comemoração anual do Irã pela tomada da embaixada dos EUA em 1979, Khamenei disse que o Irã está fortalecendo sua preparação contra a “arrogância global”.
A cada ano, desde a revolução iraniana, no 13º dia do mês de Aban do calendário persa, os apoiadores do regime comemoram o evento organizando comícios por todo o país e queimando bandeiras dos EUA e de Israel. Muitos iranianos, no entanto, optaram por evitar os eventos.
“Estamos certamente fazendo todo o necessário para preparar a nação iraniana para enfrentar a arrogância, seja em termos de prontidão militar, armamentos ou ações políticas e, graças a Deus, nossas autoridades estão atualmente engajadas nisso”, disse ele.
O líder iraniano rejeitou as alegações de que as tensões entre Irã e EUA começaram com a tomada da embaixada, afirmando: “Os americanos entraram em conflito com a nação iraniana desde o início da Revolução, mesmo anos antes, fazendo tudo o que podiam contra a nação iraniana”.
Ele citou o golpe de 1953 orquestrado pela CIA contra o primeiro-ministro Mohammad Mosaddeq como evidência da hostilidade de longa data dos EUA.
“Um governo nacional e popular estava no poder no Irã, mas os americanos entraram em campo, traindo a confiança de um governo que ingenuamente confiava neles”, disse Khamenei.
O discurso ocorre no momento em que o Irã avalia sua resposta aos recentes ataques de Israel, que se seguiram ao ataque de mísseis e drones de Teerã em território israelense em 1º de outubro.
“O povo iraniano e as autoridades do país não hesitarão ou negligenciarão esse curso. Fiquem tranquilos”, acrescentou Khamenei.
O rial iraniano (IRR) no mercado negro atingiu 694.000 em relação ao dólar americano em 2 de novembro, após os comentários de Khamenei, já que os comerciantes temem uma crescente escalada dos serviços de segurança iranianos.