O MDB da Câmara decidiu na noite desta última quarta-feira apoiar Hugo Motta (Republicanos-PB) na disputa pela presidência da Câmara. A decisão aconteceu depois de uma reunião que contou com o líder da legenda, Isnaldo Bulhões (AL), e com o presidente da sigla, Baleia Rossi. A legenda tem 44 deputados.
Após a bancada do MDB se reunir, Motta foi ao encontro deles e participou do anúncio da aliança. Enquanto acontecia a reunião dos emedebistas, o líder do Republicanos estava com os deputados do PT. Após ouvirem o candidato, os petistas devem anunciar ainda hoje qual será a posição do partido.
Mais cedo, Motta já havia se reunido com Isnaldo e com o ministro das Cidades, Jader Filho, que foi indicado ao cargo pelo MDB.
O candidato do Republicanos já foi filiado ao MDB e ainda tem proximidade com integrantes importantes da legenda, como Isnaldo e o ministro dos Transportes, Renan Filho.
A decisão representa um esvaziamento da candidatura dos deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Antônio Brito (PSD-BA), que buscavam formar um bloco com partidos governistas, o que incluiria os emedebistas.
Motta é o candidato apoiado pelo presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e além do MDB, já teve os apoios declarados do PP e do Podemos.
O líder do MDB na Casa, que chegou a ser um dos concorrentes na disputa no início do ano, anunciou o apoio ao parlamentar do Republicanos. Ele também elogiou a postura do presidente do Republicanos, deputado Marcos Pereira (SP) , que retirou sua candidatura para apoiar Motta.
— É o início de uma construção partidária junto com o que você representa na sua correção na política— disse Isnaldo ao falar do candidato do Republicanos.