domingo 27 de outubro de 2024
Yamandu e Delgado estão na frente das pesquisas para o primeiro turno no Uruguai - - Foto: AFP/reprodução/Reprodução
Home / Mundo / MUNDO / Uruguai realiza hoje o primeiro turno das eleições presidenciais
domingo 27 de outubro de 2024 às 17:55h

Uruguai realiza hoje o primeiro turno das eleições presidenciais

MUNDO, NOTÍCIAS


Este domingo (27) também foi dia de Eleições no Uruguai. Cerca de 2,7 milhões de eleitores estavam habilitados para comparecer às urnas para escolher o presidente. Os dois candidatos que lideram as pesquisas são o esquerdista Yamandú Orsi, da Frente Ampla, e o candidato do Partido Nacional, Álvaro Delgado. Quem vencer as eleições irá ocupar a cadeira do atual presidente Lacalle Pou, de centro-direita.

Professor de história, 57 anos de idade, Yamandú Orsi é um ex-prefeito que lidera as pesquisas de intenções de votos. Yamandú é apoiado pelo ex-presidente da República José Alberto ‘Pepe’ Mujica, que governou o país de 2010 a 2015 e depois foi senador de 2015 a 2018. Yamandú lidera uma série de pesquisas com índices de até 47% das intenções de votos.

Veterinário, deputado, ex-secretário da presidência da República neste mandado de Lacalle Pou, o candidato do Partido Nacional, Álvaro Delgado, apareceu eu nas pequisas com até 25% das intenções de votos. Em terceiro lugar está o advogado Andrés Ojeda, do Partido Colorado, que atingiu 15% das intenções de voto.

Eleitores irão votar também para deputados e senadores

Caso um dos candidatos à presidência da república não tenha maioria absoluta de 50% dos votos neste primeiro turno, o Uruguai vai realizar um segundo turno das eleições presidenciais no dia 24 de novembro.

Neste primeiro turno, os eleitores irão votar para presidente, senador e deputado. Nestas eleições de hoje estão sendo escolhidos também 30 senadores e 99 deputados federais.

O Uruguai tem 3,4 milhões de habitantes. O presidente Lacalle Pou tem um índice de aprovação de 50%. Ele preside o país desde 2020. A Constituição do Uruguai não permite que ele tente concorre a um segundo mandato consecutivo.

A Frente Ampla uruguaia encampou leis progressistas nos últimos anos, como a legalizado do uso da maconha para fins recreativos e a legalização do casamento de pessoas do mesmo sexo.

No Uruguai não existe esta polarização acirrada como no Brasil. Os eleitores estão mais preocupados com questões ligadas à pobreza e à segurança pública. O Uruguai é um dos países com menores níveis de homicídios da América Latina.

Veja também

2º turno em Fortaleza: diferença entre candidatos após últimas pesquisas é de 1%

Até a véspera do segundo turno, a diferença entre os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) é …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!