Até a véspera do segundo turno, a diferença entre os candidatos André Fernandes (PL) e Evandro Leitão (PT) é de um ponto percentual, de acordo com a média calculada pelo Rali, agregador do GLOBO em parceria com o Instituto Locomotiva. Aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Fernandes contabiliza 50,5% das intenções de voto válidos, enquanto o petista tem 49,5%. O novo resultado é puxado pela divulgação das pesquisas Atlas, Datafolha e Quaest neste fim de semana. Veja o gráfico com os dados. A apuração da eleição 2024 começa a partir das 17h (horário de Brasília).
Além disso, ao serem considerados os votos totais, o bolsonarista sofreu uma oscilação positiva de dois décimos, indo de 45,5% para 45,7%. Já Leitão, apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, antes registrava 43,4%, mas hoje tem 44,7%. A média de nulos, brancos e indecisos decaiu 3,4 pontos percentuais, alcançando 9,5% ante os 12,9% anteriores.
Saiba como os candidatos se saíram em cada pesquisa:
Pesquisa Quaest
A última pesquisa Quaest, divulgada neste sábado, mostra os dois candidatos que disputam o segundo turno em Fortaleza em situação de empate númerico, com ambos registrando 50% dos votos válidos.
Já em relação aos votos totais, Fernandes oscilou dois pontos para cima e aparece com os mesmos 44% de intenções de voto que Leitão. Nesse cenário da pesquisa, brancos, nulos e eleitores que dizem que não vão votar somam 11%, enquanto 1% se declaram indecisos.
A Quaest entrevistou 1.002 eleitores na capital cearense entre sexta-feira e este sábado. A margem de erro é de três pontos percentuais. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo CE-03187/2024.
Pesquisa Datafolha
O levantamento do instituto Datafolha, divulgado também neste sábado, mostrou Fernandes com 51% dos votos válidos, enquanto Leitão, aliado do presidente Lula (PT), tem 49%.
Em intenções de votos totais, o candidato bolsonarista aparece com 47%, enquanto o petista registra 45%. Neste cenário, brancos e nulos somam 5%, enquanto 3% dos entrevistados não souberam ou não quiseram responder em quem vão votar.
O Datafolha entrevistou 1.134 eleitores na capital cearense entre quinta e sexta-feira desta semana. A margem de erro também é de três pontos. A pesquisa está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) sob o protocolo CE-07939/2024.
Pesquisa Atlas
Já o levantamento feito pelo instituto AtlasItel, divulgado neste sábado, mostrou uma situação em que os candidatos se também se distanciam por um ponto percentual no cálculo dos votos válidos. O candidato do PL aparece com 50,5%, enquanto o petista tem 49,5%. Ao serem considerados os votos totais, a diferença entre os dois chega a 0,9%, com o bolsonarista contabilizando 49,8%, e o candidato apoiado por Lula com 48,9%.
O instituto entrevistou online 1.599 eleitores entre os dias 20 e 25 de outubro e considerou a margem de erro de três pontos percentuais. O levantamento foi registrado no TSE sob o protocolo CE-08144/2024.