O secretário de infraestrutura de Lauro de Freitas, Carlucho, e a Coordenadora Executiva da mesma pasta, Solange Aquino, foram exonerados pela prefeita Moema Gramacho (PT), nesta última sexta-feira (25), conforme o BNews.
De acordo com o PSB, partido onde eles exercem as funções de presidente e primeira-secretária, o motivo da exoneração seria a retirada de um processo que a sigla movia contra a vereadora e prefeita eleita Débora Régis (União Brasil) desde 2020.
Ainda de acordo com o partido, em 2020, após a ruptura de Débora com Moema, o PSB em conjunto com mais 9 partidos entrou com o processo eleitoral. Débora venceu em primeira instância, mas teve decisão desfavorável na segunda instância e recorreu ao Tribunal Superior Eleitoral (TSE), onde teve duas vitórias: um parecer favorável do Ministério Público e uma decisão do ministro Cássio Nunes Marques.
“Apesar de já ter cogitado interromper o litígio, o PSB, representado por seus advogados, recorreu da decisão monocrática ao plenário do TSE. Naquele momento, com a proximidade do período eleitoral, ficou definido que a decisão final do PSB sobre a continuidade do processo seria tomada após as eleições, considerando qualquer resultado, pois o partido já não se sentia confortável com um processo que em nada contribuía para os valores democráticos da sigla”, diz o comunicado do PSB.
Após o término das eleições municipais, a executiva do PSB decidiu pela retirada do processo contra Débora, “considerando suas vitórias judiciais e eleitoral, encerrando essa disputa jurídica”, disse a sigla. Os advogados do PSB formalizaram a desistência do processo, na terça-feira (22).