domingo 27 de outubro de 2024
Ford levou o sedã para os EUA para avaliá-lo, mas o CEO o transformou em seu carro pessoal - Foto: Divulgação/Quatro Rodas
Home / NOTÍCIAS / Acredite se quiser: Presidente mundial da Ford dirige um carro chinês e não quer abrir mão dele
sábado 26 de outubro de 2024 às 09:55h

Acredite se quiser: Presidente mundial da Ford dirige um carro chinês e não quer abrir mão dele

NOTÍCIAS


Não é a primeira vez que Jim Farley se encanta por um carro chinês, mas o SU7 se tornou seu carro do dia-a-dia e ele adora isso

Normalmente, nas montadoras, quem tem um carro de uma marca rival tem um estacionamento próprio, e bem longe da entrada da fábrica. Isso é válido para todos os funcionários, mas é claro que ninguém impediria o CEO de estacionar na sua vaga especial, certo? Por isso, o chefão da Ford, Jim Farley, se sente à vontade conforme reportagem de João Vitor Ferreira, da Quatro Rodas, para usar um Xiaomi SU7 no dia-a-dia e ainda rasgar elogios ao concorrente.

“Trouxemos um (SU7) de Xangai para Chicago, e eu o dirijo há seis meses e não quero desistir dele”, contou Farley a Robert Llewellyn, apresentador do podcast Fully Charged. O CEO também disse que o sedã é um carro “fantástico” e se impressionou com seu sucesso na China: “Eles vendem 10.000, 20.000 por mês e estão esgotados por seis meses.”

Foto: Divulgação/Quatro Rodas

O SU7 é vendido apenas em sua terra natal, O modelo que Farley dirige, na verdade foi importado pela Ford para avaliá-lo. Porém, ele não disse qual versão foi a que lhe impressionou. Ao todo, são três à venda no mercado chinês. A primeira tem 295 cv e bateria de 73,6 kWh para até 700 km, diz a revista.

Acima dela e com a mesma potência, temos o SU7 Pro, que tem alcance máximo de 830 km graças à sua bateria. Por fim, o único com dois motores e tração integral é o SU7 Max, com 673 cv e 800 km de alcance. Essa versão é capaz de fazer de 0 a 100 km/h em 2,8 s.

E essa não é a primeira vez que Jim Farley se encanta por um carro chinês. Segundo o Wall Street Journal, o CEO e o CFO da Ford, John Lawyer, tiveram contato com um elétrico da Changan e ficaram espantados com a experiência. “Esses caras estão à nossa frente”, disse Farley na ocasião, e ainda descreveu as montadoras chinesas como uma “ameaça existencial” para a Ford.

SU7 já está com Farley há seis meses e o CEO está adorando – Foto: Divulgação/Quatro Rodas

E não é apenas a Ford que vêm se impressionando com a capacidade dos rivais chineses. Antes motivo de chacota na indústria automobilística, hoje eles estão se tornando referência. Recentemente, os japoneses promoveram um seminário com o intuito de desmontar e descobrir o segredo por trás da engenharia dos carros elétricos estrangeiros.

E quem roubou a cena foi um chinês, o BYD Atto 3, o nosso Yuan Plus. Participaram do seminário diversas autopeças japonesas, que se impressionaram com a simplicidade do projeto e a capacidade dos chineses de produzir praticamente todos os componentes do carro, o que reduz e muito seu custo de produção.

‘Os humilhados serão exaltados’, tá certo a bíblia.

Veja também

Gigante australiana recebe aval para maior projeto de hidrogênio verde no Brasil

A multinacional australiana Fortescue recebeu autorização do governo federal e estadual para iniciar a primeira …

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

error: Content is protected !!