Com duas novas pesquisas, uma da Quaest e outra do Ideia, o candidado André Fernandes (PL) ampliou em pouco mais de um ponto percentual a vantagem ainda apertada sobre Evandro Leitão (PT) na corrida pela prefeitura de Fortaleza na média do Rali, o agregador do jornal O Globo, feito em parceria com o Instituto Locomotiva. A diferença, que era de 0,9 ponto, passou para 2,1. Confira o infográfico com os dados.
Corrida no Rali:
- André Fernandes: 45,5%
- Evandro Leitão: 43,4%
- Brancos/nulos/não sabe: 10,2%
No cenário anterior, o aliado do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) somava 44,3% das intenções de voto na média agregada, enquanto o nome apoiado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) chegava a 43,4%. As intenções de voto em branco e nulo, além do contingente de indecisos, estavam em 12,9%.
Pesquisa Quaest
A pesquisa Quaest divulgada nesta quarta-feira mostra os dois candidatos que disputam o segundo turno em Fortaleza, Evandro Leitão e André Fernandes, em situação de empate técnico, separados por apenas dois pontos percentuais. Leitão registra 44% das intenções de voto, enquanto Fernandes tem 42%.
Como a margem de erro da pesquisa é de três pontos, o cenário atual é de empate técnico entre Leitão e Fernandes. No levantamento anterior neste segundo turno, ambos estavam rigorosamente empatados, com 43% das intenções de voto.
Pesquisa Ideia
Já a pesquisa Ideia, também divulgada nesta quarta-feira, também mostrou uma situação de empate técnico, mas no limite da margem de erro de três pontos percentuais. André Fernandes apareceu com 49%, contra 43% de Evandro Leitão. Brancos e nulo somaram 4%, e 4% disseram que não sabem.
Entenda o agregador
O Rali apresenta o panorama das intenções de voto divulgadas por seis empresas e institutos de pesquisa com relevância nacional. Além de Quaest, Datafolha e Atlas, o cálculo considera levantamentos do Ipec, Ideia e Ipespe. Os três últimos, porém, não divulgaram pesquisas para a eleição de São Paulo.
A metodologia do agregador considera o tamanho da amostra, o quão recente é um resultado, o histórico de atuação dos institutos e sua cobertura nos diferentes estados nas últimas três eleições. A inspiração é o site FiveThirtyEight, criado pelo estatístico americano Nate Silver, e que se tornou referência mundial em agregador de pesquisas.