As bolsas europeias operam sem direção única na manhã desta quarta-feira (23), enquanto investidores avaliam balanços de pesos pesados da região, como o gigante bancário alemão Deutsche Bank e a cervejaria holandesa Heineken.
Por volta das 6h40 (de Brasília), o índice pan-europeu Stoxx 600 tinha baixa marginal de 0,09%, a 519,92 pontos.
O Deutsche Bank lucrou mais que o esperado no terceiro trimestre, mas decepcionou em termos de provisões para perdas com empréstimos. No horário acima, a ação do maior banco da Alemanha amargava queda de 3% em Frankfurt.
A Heineken, por outro lado, agradou com seu resultado de volumes de cerveja, e a ação da segunda maior cervejaria do mundo subia 2,3% em Amsterdã.
Entre outros balanços do dia, os da companhia elétrica espanhola Iberdrola (+1,7%, em Madri) e do banco britânico Lloyds (+0,7%, em Londres) também vieram acima das expectativas.
Após o encerramento dos negócios na Europa, está previsto resultado trimestral do grupo varejista francês Carrefour, que tem ampla operação no Brasil.
Ao longo do dia, investidores vão acompanhar levantamento preliminar sobre confiança do consumidor na zona do euro e comentários de dirigentes do Banco Central Europeu (BCE) e do Banco da Inglaterra (BoE).
Às 6h55 (de Brasília), a Bolsa de Londres caía 0,21% e a de Paris recuava 0,29%, enquanto a de Frankfurt subia 0,09%. Já as de Milão e Madri exibiam ganhos de 0,15% e 0,16%, respectivamente, mas Lisboa cedia 0,33%.