Representantes de diversos segmentos da sociedade estiveram presentes, na noite de segunda-feira (22), à solenidade em comemoração aos 55 anos de fundação da Tribuna da Bahia, ocorrida no Salão Nobre da Associação Comercial, no bairro Comércio, em Salvador. Participaram do evento profissionais de imprensa, além de autoridades políticas, militares e do controle, a exemplo do vice-presidente de Auditoria do Instituto Rui Barbosa (IRB) e diretor da Escola de Contas do TCE/BA, conselheiro Inaldo da Paixão Santos Araújo. Na oportunidade, foram discutidos temas relevantes ao desenvolvimento do estado, com foco no surgimento do Cluster Tecnológico Naval da Bahia, suas contribuições e desafios.
Em seu pronunciamento, o diretor-presidente da Tribuna, Walter Pinheiro, traçou uma linha do tempo desde o surgimento do primeiro jornal off-set do País, em 1969, quando o cenário político era marcado pela ditadura militar, até os dias de hoje, em que o jornal se reinventa por meio de plataformas tecnológicas a fim de alcançar o público com conteúdos diversos e de qualidade. Walter Pinheiro citou ainda uma lista de renomados jornalistas que atuaram no periódico, como Quintino de Carvalho, João Ubaldo Ribeiro, Jânio Lobo, o cartunista Lage, entre outros. Em seguida, falou ainda sobre o Videocast Multiálogos, que está ancorado na Tribuna da Bahia e hospedado no YouTube e Spotify.
“Criamos o Videocast Multiálogos, que, em um ano, nos deu a oportunidade de fazer 52 entrevistas com conteúdo de excelente qualidade e com mais de 150 horas de gravação. É uma memória sensacional, e com planos altos a serem desenvolvidos”, disse o diretor-presidente da Tribuna, ressaltando ainda que nada haverá de superar o jornalismo sério e comprometido com a verdade. “Ao contrário do que muitos pensam, as fakenews trazem um ponto positivo, porque os leitores acabam percebendo a informação de origem duvidosa. E o que notamos é que muitos veículos que disseminam as fakenews desaparecem da tela com a mesma velocidade com que aparecem”.
Colaborador na sessão de artigos da Tribuna da Bahia, o conselheiro Inaldo Araújo parabenizou o jornal pelos 55 anos de compromisso com o jornalismo de qualidade. “O que desejo à Tribuna, neste dia especial, em que se celebram seus 55 anos de fundação, é uma vida longa. É um jornal que me abriu as portas para que eu nele atue como articulista, colaborando tanto com textos técnicos sobre o Tribunal de Contas do Estado da Bahia quanto com crônicas. Um periódico que faz parte da história da Bahia, com independência, imparcialidade e respeito aos cidadãos. Há uma frase do escritor do Graciliano Ramos que gosto muito: ‘A palavra não foi feita para enfeitar, brilhar como ouro falso; a palavra foi feita para dizer. E a Tribuna, nesses 55 anos, tem usado a palavra para dizer a verdade e bem informar os cidadãos”, disse Inaldo Araújo.